LinkedInFacebookXWhatsApp

Como fazer uma integração de dados eficiente para a transportadora

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa analisa a integração de dados na transportadora de cargas

A tecnologia se tornou uma grande aliada no transporte de cargas para organizar e agilizar processos, tornando as operações muito mais eficientes. Nesse cenário, a integração de dados entre os setores é outro fator que torna a gestão mais precisa, ao mesmo tempo em que reduz erros e garante a confiabilidade e segurança das informações.

Além disso, como a quantidade de dados na rotina administrativa de uma transportadora é grande, poder contar com soluções capazes de integrar essas informações de maneira precisa é fundamental na tomada de decisões dentro da empresa.

Para ajudar você a entender como fazer uma integração de dados eficiente para transportadora, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é a integração de dados e qual a sua importância?

A integração de dados ocorre quando um sistema de gestão reúne informações de fontes variadas e as coloca em um único ambiente. Com isso, é possível ter uma visão ampla a respeito dos processos do negócio, o que agiliza a tomada de decisão.

Além disso, com esse número de informações, é possível automatizar processos, para que a operação fique cada vez mais fluida, ágil e segura, evitando erros e falhas.

Cálculo de consumo de combustível

Quais as vantagens da integração de dados para a transportadora?

A integração de dados é capaz de promover o armazenamento das informações de forma segura, possibilitando uma padronização eficiente de todos os processos. Mas, as vantagens não param por aí. Acompanhe!

Agiliza a execução das tarefas

A gestão de uma transportadora envolve diversos processos, que devem respeitar prazos rigorosos, promover o gerenciamento do estoque de modo eficiente e ainda assegurar a agilidade da operação.

Ao contar com um sistema integrado de dados, é possível otimizar o fluxo de atividades interligadas, promovendo a redução de erros e ainda melhorando a comunicação entre os setores.

Melhora o controle de processos

Com o crescimento das atividades da transportadora, pode ficar mais difícil gerir todos os processos de maneira manual.

Ao contar com um sistema de gestão integrado, fica mais fácil fazer o manuseio de dados, identificar pontos de atenção, fazer a consulta de informações e outras transações inerentes ao setor de modo eficiente e seguro.

Aumenta a lucratividade

Ao contar com softwares que permitam a integração de dados, é possível articular os processos entre os setores de forma mais eficiente, o que ajuda a elevar a produtividade da transportadora.

Garante vantagem competitiva

No transporte de cargas, algumas empresas ainda insistem em continuar a documentar os processos internos e externos de forma manual, portanto, a transportadora que trabalha com sistemas e tem a tecnologia como aliada, acaba garantindo uma vantagem competitiva no mercado.

Afinal, essas transportadoras são capazes de oferecer entregas rápidas e eficientes, além de sistemas como rastreamento de objetos e outros benefícios para que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço. Isso favorece também à fidelização da clientela.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Como funciona a integração de dados na gestão de transporte

Os setores das transportadoras geram informações cotidianamente, tanto relacionadas à contratação de pessoal, dados cadastrais de fornecedores, clientes e colaboradores, emissão de notas fiscais, entre outras.

Todos esses dados são armazenados em um sistema, que é a tecnologia responsável por facilitar a operação por meio de soluções inteligentes e integradas. Esses sistemas fazem a sincronização das informações, tornando possível que elas sejam atualizadas e compartilhadas em tempo real.

As funcionalidades dos softwares ainda tornam possível suprir as necessidades operacionais da gestão de transportes, fazendo com que o gerenciamento de dados seja realizado e administrado em uma única plataforma.

É nela que os dados são integrados. Dessa forma, é possível fazer o acompanhamento de procedimentos como:

  • monitoramento e acompanhamento das entregas;
  • monitoramento de compras e distribuição;
  • gestão de despacho dos envios;
  • otimização de rotas;
  • auditoria de faturas;
  • gerenciamento de notas fiscais e documentação.
Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Como fazer uma boa gestão de dados para uma transportadora?

Para fazer a gestão de dados de uma transportadora você vai precisar contar com um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS).

Essa solução tecnológica disponibiliza, em um único ambiente, todos os dados necessários e relevantes para o bom desempenho da gestão de frotas.

Com essa tecnologia é possível viabilizar uma série de procedimentos, além das informações serem atualizadas em tempo real, podendo ser consultadas sempre que houver necessidade, o que agiliza toda a operação do transporte.

Como obter dados relevantes

O TMS possui um dashboard inteligente, onde as informações que a gestão de frota precisa para a tomada de decisão podem ser facilmente visualizadas por meio de gráficos. Dessa forma, fica mais fácil interpretar os dados e tomar a melhor decisão para cada situação.

Principais aplicações dos dados

Os dados apresentados pelo TMS podem ser usados para diversas finalidades, como:

  • elevar o controle da operação;
  • monitoramento da frota e comunicação em tempo real;
  • melhor aproveitamento da frota;
  • otimização da logística integrada.

Entendeu como a integração de dados pode trazer grandes diferenciais para a sua transportadora? Ao contar com um sistema TMS eficiente, você otimiza toda a operação da transportadora, gerando mais valor para os clientes e garantindo a lucratividade do negócio.

E se você quer aumentar ainda mais a eficiência logística da sua transportadora, conheça o BuonnyTech, nossa solução que adere a mais alta tecnologia de rastreamento e monitoramento de viagens em tempo real.

Com o BuonnyTech, você tem um maior controle da operação, gerenciando e minimizando riscos como acidentes, roubos de cargas e furtos. Clique aqui, converse com nossos especialistas e conheça melhor essa solução.