LinkedInFacebookXWhatsApp

Terceirização de frota ou frota própria: entenda quais as principais diferenças

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhões para terceirização de frota ou frota própria

A terceirização da frota é um serviço muito procurado por diversas empresas. Isso porque esse serviço proporciona a redução de custos, ao mesmo tempo em que mantém a eficiência da operação.

Além disso, ao terceirizar a frota, as transportadoras podem se manter focadas na gestão da logística, demandando menos tempo gasto na gestão da frota, uma vez que a empresa terceirizada acaba se responsabilizando por uma parte dessa gestão.

No entanto, é comum surgirem algumas dúvidas sobre qual a modalidade mais vantajosa: terceirização de frota ou frota própria. Para ajudar você a decidir, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é a terceirização de frota?

A terceirização de frota é quando o cliente contrata empresas que possuem frotas de veículos próprios para locação e oferecem toda sua gestão, incluindo seguros, manutenção, impostos, multas, entre outros.

A duração desses contratos costuma ser mais longa, indo de 12 a 36 meses, em média. Assim, ao fechar um contrato com uma locadora, é possível utilizar os veículos sem precisar adquiri-los.

De forma resumida, o contratante do serviço terá de arcar somente com os custos de combustível, delegando todos os outros detalhes envolvidos para a locadora.

Quais os principais motivos que levam à terceirização de frota?

A redução de custos, ou custos previsíveis, com certeza, são as variáveis mais relevantes para se optar pela terceirização de frota.

Além disso, a cultura da economia compartilhada vem crescendo nos últimos anos, principalmente após a pandemia do Covid-19.

Nesse cenário, o aumento da procura pela terceirização de frota também é reflexo disso, quando organizações dos mais variados portes passaram a repensar as suas despesas e buscar formas de reduzir custos operacionais e aproveitar melhor os seus recursos.

Além disso, como os veículos sofrem desgaste com o tempo, a locação ou terceirização pode ser mais vantajosa do que a aquisição de bens. Dessa forma, o contratante paga somente pelo período que usufruir dos serviços, otimizando os recursos da empresa.

Cálculo de consumo de combustível

Como funciona a terceirização da frota?

A terceirização de frota funciona como uma espécie de locação de veículos. Ao contratar esse serviço, toda a gestão da frota fica sob responsabilidade da empresa contratada.

De modo geral, a terceirização de frota é a solução mais viável para cumprir demandas como recebimento de mercadorias, entregas e até mesmo visitas a clientes.

Empresas de transporte de carga que ainda não têm como arcar com os custos de uma frota própria também contratam o serviço para suprir as suas demandas, mas devido a seus benefícios, a terceirização de frota tem atendido organizações dos mais variados tamanhos e faturamento.

Apropriação da frota x terceirização de frota: qual a diferença?

A diferença entre frota própria e frota terceirizada é bem clara. Na frota própria a empresa é a responsável por todos os custos envolvendo a contratação de pessoal, manutenção dos veículos, pagamento de impostos e também documentações.

Já na frota terceirizada, a responsabilidade por zelar pelos caminhões, pagar os impostos e outros cuidados não são da empresa contratante, mas sim da terceirizada.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Vantagens da terceirização de frota

A terceirização de frota traz uma série de vantagens. Confira a seguir!

Redução de custos

A redução de custos é um dos grandes atrativos para a terceirização de frota, pois podem representar uma economia de até 25% nos custos de operação de um negócio.

Isso acontece porque as empresas que trabalham com locação de frotas possuem um grande volume de veículos e, com isso, conseguem realizar a contratação de seguro, serviços de manutenção e outros por preços mais competitivos.

Possibilidade de prever custos

Na terceirização de frota os custos são fixos, não importando se houve ou não a necessidade de reparos, custos de manutenção e outros serviços.

Facilidade para ampliar a frota

Caso a empresa contratante tenha um aumento sazonal da demanda, ela só precisa incluir mais veículos no contrato durante determinado período específico. Com isso, findado o prazo, a frota volta ao volume anterior ou se mantém como está sem burocracias.

Frota sempre nova

Caminhões antigos podem comprometer a produtividade da operação. No entanto, quando se opta pela terceirização de frota, isso não acontece, já que os contratos de terceirização não costumam durar mais do que 36 meses.

Com isso, é possível contar com uma frota sempre nova e apta a atender às necessidades do contratante.

Melhora da produtividade da equipe

A locadora costuma substituir os veículos em caso de manutenção. Com isso, é possível garantir a produtividade da contratante, além da satisfação da cadeia de relacionamento com os clientes, já que os prazos de entrega passam a ser cumpridos com rigor.

Foco total no negócio

Fazer a gestão de frota de veículos requer conhecimento e tempo. Assim, quando a frota é terceirizada, é possível direcionar toda a atenção à operação logística e atividades estratégicas para se manter competitivo no mercado.

Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade
Baixe agora nosso ebook Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade.

Vantagens da frota própria

Se a terceirização da frota possui os seus benefícios, manter uma frota própria também tem as suas vantagens. Confira a seguir!

Controle da operação

Quando se escolhe manter uma frota própria, a gestão dos recursos logísticos fica por conta da empresa, o que assegura maior controle sobre todas as etapas do processo. Com isso, é possível organizar as entregas de maneira eficiente, agilizar a tomada de decisões e ainda melhorar o atendimento aos clientes.

A identificação das falhas nos processos é feita de forma mais rápida, o que facilita a gestão a propor soluções de modo mais eficiente.

Visibilidade da empresa

Quando a transportadora possui frota própria, pode estampar a sua logomarca, o que confere mais visibilidade para a marca. Na frota terceirizada isso não é possível, já que outras empresas também podem utilizar o veículo.

Autonomia

No transporte terceirizado, a locadora estabelece um limite de carga mensal para o transporte. Isso é necessário para que ela consiga organizar as suas demandas. Já quando você tem uma frota própria, pode ter maior autonomia nos envios, realizar o monitoramento da frota, evitando assim, atrasos e a insatisfação dos clientes.

Agilidade e flexibilidade nas entregas

Quando a frota é própria, fica mais fácil programar as entregas conforme a disponibilidade de veículos e também motoristas. Assim, toda a operação pode ser ajustada conforme as necessidades específicas da empresa, o que torna os serviços mais confiáveis e com uma qualidade superior.

Também é mais viável lidar com envios urgentes ou até mesmo agilizar entregas fora do horário comercial, desde que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

Entendeu as diferenças entre terceirização de frota e frota própria? Cada uma dessas modalidades possui as suas vantagens, cabendo ao gestor do negócio decidir por aquela solução que melhor atenda às demandas da companhia.

E se você está montando a sua transportadora ou quer melhorar a segurança e dar mais agilidade e fluidez para a sua operação, clique aqui e converse com nossos especialistas para conhecer as nossas soluções.

Somos líderes em gerenciamento de riscos e trazemos sistemas e equipamentos de alta tecnologia para garantir o monitoramento e rastreamento das entregas, aumentando a segurança da operação.