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Quem trabalha com transporte de cargas sabe que o alto índice de reentregas de mercadorias pode representar um problema para o negócio.
Dentre as preocupações estão os custos adicionais, a perda de tempo e a insatisfação dos clientes.
Nesse cenário, é preciso estar preparado para diminuir essa taxa e otimizar ao máximo as atividades de transporte. Só assim é possível garantir a competitividade da empresa em um mercado altamente competitivo como o de transporte de cargas no Brasil.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com estratégias para diminuir o índice de reentregas de mercadorias, melhorar a qualidade do serviço e garantir a satisfação dos clientes. Acompanhe!
As reentregas são tentativas de entrega de uma encomenda que falharam na primeira vez. Elas podem ter vários impactos negativos para uma transportadora. Confira a seguir alguns deles.
Cada reentrega implica em mais tempo dedicado, mais gasto de combustível e mão de obra, que acabam aumentando os custos operacionais da transportadora.
As reentregas podem levar a atrasos, o que pode afetar a reputação da transportadora e a satisfação do cliente.
Quando um cliente precisa lidar com reentregas, ele pode ficar insatisfeito com a transportadora e até mesmo com o produto em si.
Se um cliente tiver experiências negativas recorrentes com reentregas, é possível que ele opte por uma outra transportadora.
É importante que o gestor de frota esteja atento às atividades da sua transportadora. Uma forma de evitar essas falhas é adotar medidas necessárias para minimizar a necessidade de reentregas.
É possível fazer isso através da tecnologia de rastreamento de encomendas, políticas claras de entrega e comunicação com o cliente, e uma equipe treinada para situações complexas.
Para ajudar você a criar uma política de entrega de mercadoria eficiente, fizemos o passo a passo abaixo. Acompanhe!
Manter os dados dos clientes atualizados é fundamental para garantir que as entregas sejam feitas no endereço correto. Também é indicado informar ao cliente sobre o andamento da entrega da mercadoria, assim como conferir se a mesma foi feita corretamente.
Utilizar tecnologias de monitoramento de entregas em tempo real pode ajudar a evitar atrasos e reentregas desnecessárias. Elas também são capazes de fornecer informações precisas sobre o status da entrega para o cliente.
Planejar as rotas de entrega de forma eficiente pode ajudar a economizar tempo e reduzir custos, além de garantir que as entregas sejam feitas no prazo.
Monitorar o motorista durante as entregas pode ajudar a garantir que ele esteja seguindo as rotas corretamente e cumprindo os prazos de entrega, o que otimiza a operação logística do negócio.
Utilizar softwares de monitoramento logístico ajuda o gestor de frota a ter uma maior visibilidade da operação. Através de dashboards logísticos, a equipe consegue identificar erros e falhas que podem ser corrigidos para melhorar a eficiência no serviço.
Um exemplo é a identificação de atrasos frequentes ou rotas pouco eficientes.
A gerenciadora de riscos é responsável por identificar e minimizar os riscos durante a operação de transporte de cargas. Confira abaixo as principais funções da gerenciadora para a eficiência de entregas.
A gerenciadora de riscos identifica os riscos a partir de uma análise das rotas traçadas. Seu objetivo é minimizar os erros e prevenir situações que tragam prejuízos como acidentes e roubos de carga.
Com base na identificação das ameaças, a gerenciadora de riscos elabora um plano de ação para prevenir e reduzir os riscos.
Ela oferece sistemas tecnológicos para monitorar em tempo real a viagem. Também são promovidos treinamentos aos motoristas, intensificando a prevenção e o uso dos sistemas adotados pela empresa.
A gerenciadora de riscos monitora a operação para extrair dados importantes que servirão para otimizar a operação. Essas informações auxiliam na redução de custos, melhoria dos processos e aumento da produtividade da empresa.
Leia também: Por que investir em uma torre de controle logístico?
Em caso de sinistros, a gerenciadora de riscos oferece suporte à transportadora, minimizando danos e reduzindo os impactos na operação.
A ação da gerenciadora de riscos também pode fazer com que a carga seja recuperada em caso de roubos ou furtos. Isso devido à tecnologia utilizada de rastreamento de cargas.
Entendeu como diminuir o índice de reentregas de mercadorias? Ao contar com um sistema de monitoramento de risco, todo o processo fica muito mais fácil!
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