LinkedInFacebookXWhatsApp

Logística empresarial: como dar mais agilidade nos processos sem perder a eficiência

LinkedInFacebookXWhatsApp
Imagem ilustrativa dos recursos da logística empresarial

A logística empresarial proporciona uma série de vantagens para os transportadores. Essa estratégia tem o objetivo de aprimorar a gestão de estoques, otimizar o transporte e reduzir custos.

Nas transportadoras, o grande desafio é conseguir ter o controle de todos os processos da frota, garantindo eficiência e qualidade no serviço. Logo, estar atento à implementação da logística empresarial na sua transportadora é fundamental para garantir a competitividade do negócio no mercado.

Neste conteúdo, separamos alguns pontos importantes para entender sobre como implantar a logística empresarial e as principais vantagens dessa estratégia. Acompanhe!

O que é a logística empresarial e seu objetivo nas transportadoras?

Logística empresarial é a gestão integrada das atividades de transporte, armazenamento, movimentação, embalagem e distribuição de produtos e serviços.

O objetivo dessa estratégia é garantir a entrega de produtos e serviços aos clientes de forma rápida, eficiente e econômica.

Ela também envolve as áreas de:

Tudo que trata de processos logísticos são incluídos na logística empresarial. Afinal, essa estratégia busca estudar esses processos, a fim de reduzir os custos operacionais sem perder a eficiência.

Dessa forma, as transportadoras podem oferecer um serviço de alta qualidade aos clientes e, ao mesmo tempo, aumentar sua competitividade no mercado.

Logística empresarial x logística convencional: entenda a diferença

A logística empresarial tem uma abordagem mais integrada e estratégica para gerenciar as atividades logísticas da empresa. Já a logística convencional é mais operacional e focada em atividades específicas de transporte, armazenamento e distribuição.

A logística empresarial envolve o gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos, incluindo a coordenação dos fluxos de materiais. Além disso, também inclui informações sobre custos e relacionamento com fornecedores e clientes.

Já a logística convencional foca em atividades específicas, como o transporte de mercadorias, a gestão de estoques e o armazenamento de produtos.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Como implementar a logística empresarial em transportadoras

Confira a seguir as principais estratégias para implementar a logística empresarial na sua transportadora. Acompanhe!

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

A empresa deve gerenciar toda a cadeia de suprimentos, desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.

Isso inclui a coordenação dos fluxos de materiais, informações e dinheiro ao longo da cadeia de suprimentos. A relação da empresa com os fornecedores e clientes também deve ser incluída na gestão.

Logística integrada

É preciso integrar todas as atividades logísticas da empresa, incluindo transporte, armazenamento, navegação e distribuição de produtos e serviços.

Isso significa que todas as áreas envolvidas devem trabalhar em conjunto para garantir a qualidade dos processos logísticos.

Visibilidade dos processos logísticos

É importante que a empresa tenha visibilidade sobre todos os processos logísticos, desde a gestão de estoques até a entrega do produto final ao cliente.

Isso pode ser feito por meio dashboards gerenciais extraídos de sistemas de gestão. Eles apresentam dados estratégicos para o gerenciamento de transporte eficiente.

Análise de KPIs

A empresa deve definir e monitorar indicadores de desempenho chave (KPIs) para avaliar a eficiência dos processos logísticos.

Alguns exemplos de KPIs incluem taxa de entrega no prazo, tempo de espera do cliente, custo de estoque e índice de devolução.

Monitoramento em tempo real da operação

É preciso monitorar a operação logística em tempo real para identificar possíveis problemas e tomar decisões imediatas. Isso pode ser feito por meio de sistemas de monitoramento, como sensores e GPS.

Motoristas e colaboradores envolvidos

A empresa deve investir em treinamento e capacitação dos motoristas e colaboradores envolvidos. Com essa capacitação, é possível garantir o preparo desses profissionais para lidar com situações de risco durante a operação.

Com motoristas especialistas e um PGR, você também garante mais segurança, evitando prejuízos como acidentes, extravio e roubo de carga.

Como reduzir custos no transporte de cargas
Baixe agora nosso ebook Como reduzir custos no transporte de cargas

Quais os benefícios da logística empresarial para as transportadoras?

A logística empresarial traz diversos benefícios para as transportadoras. Confira a seguir!

Redução de custos

Uma logística integrada e eficiente permite reduzir os custos operacionais, otimizando a gestão de estoques e diminuindo o tempo ocioso da frota.

Diminuição de erros na operação

A logística empresarial permite automatizar e integrar processos, minimizando erros e falhas que podem gerar atrasos ou problemas na entrega.

Melhoria na experiência do cliente

Uma logística eficiente e ágil permite que a sua transportadora atenda às expectativas do cliente. Isso porque você consegue oferecer prazos mais curtos de entrega, maior disponibilidade de produtos e melhor qualidade no atendimento.

Visão holística de todo o processo

A logística empresarial oferece uma visão ampla e integrada de toda a cadeia de suprimentos. A partir dessa visibilidade, sua gestão consegue identificar os gargalos, pontos críticos e oportunidades de melhoria na operação.

Maior competitividade no mercado

Com uma logística eficiente e integrada, uma transportadora pode oferecer melhores preços e serviços, tornando-se mais competitiva no mercado.

Agora que você sabe o que é logística empresarial, como ela funciona e quais as suas vantagens, siga essas dicas para implantá-la na sua transportadora. Com isso, você conquistará importantes diferenciais competitivos, tornando-se referência no mercado.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Melhore os processos de forma eficiente com a logística empresarial

Para uma logística empresarial eficiente, conte com a Gestão Logística. Essa solução foi desenvolvida para atender transportadoras que precisam melhorar seus processos, dando mais agilidade e menos custos para a operação.

Através dele, você faz o gerenciamento de risco da frota, integrando o sistema com outros softwares de gestão. Se tiver dúvidas, converse com nossos especialistas, clique aqui.