LinkedInFacebookXWhatsApp

Medidas eficientes na redução de custos logísticos na transportadora

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa analisa a redução de custos logísticos das operações

A redução de custos logísticos é um dos grandes desafios da gestão de frotas. Isso porque, a eficiência e qualidade final das entregas não podem ser comprometidas.

Nesse cenário, buscar soluções inteligentes é a forma mais eficiente de otimizar recursos e manter a boa performance dos trabalhos.

Neste conteúdo, você entende qual a importância da redução de custos para as empresas de transporte e quais tecnologias têm se destacado como eficientes nessa missão. Acompanhe até o final!

Por que a redução de custos logísticos é crucial para as empresas de transporte?

Em um mercado onde as margens de lucro são, muitas vezes, estreitas, qualquer aumento nos custos pode prejudicar a capacidade da empresa de oferecer serviços competitivos.

Nesse cenário, pontos como eficiência operacional, otimização de rotas e a gestão eficaz de recursos são essenciais para minimizar despesas.

Além disso, com um bom monitoramento da operação, é possível entender onde se pode melhorar a utilização dos ativos, garantindo a redução de custos.

Quais são os principais custos logísticos no transporte de cargas?

Os principais custos logísticos no transporte de cargas podem variar de acordo com o tipo de carga, a distância percorrida e o modo de transporte utilizado.

Alguns dos custos mais significativos incluem:

  • Combustível;
  • Manutenção de veículos;
  • Mão de obra;
  • Depreciação de veículos;
  • Pedágios e taxas de utilização de infraestrutura;
  • Seguros;
  • Tecnologia e sistemas de informação;
  • Embalagem;
  • Armazenagem.

A gestão eficaz desses custos é crucial para a competitividade e a rentabilidade das empresas de transporte. Para isso, deve-se pensar em práticas eficientes que proporcionem a economia e sustentabilidade na logística.

Quais são as medidas eficientes para redução de custos logísticos?

Reduzir custos logísticos é um dos principais desafios para empresas de transporte, mas diversas medidas, além da terceirização da frota, podem ser implementadas para otimizar operações e melhorar a eficiência financeira.

Algumas dessas medidas incluem:

Otimização de rotas

Utilize sistemas de gerenciamento de frota para planejar rotas eficientes. Com isso, você reduz distâncias percorridas e tempo gasto, minimizando os custos de combustível e desgaste dos veículos.

Tecnologia de rastreamento

Para promover a redução de custos logísticos, implemente tecnologias de rastreamento em tempo real para monitorar a localização e o desempenho dos veículos.

Dessa forma, você promove uma gestão mais eficiente e a identificação rápida de potenciais problemas que coloquem em risco a carga e o seu profissional.

Manutenção preventiva

Para reduzir custos na logística, é preciso realizar manutenção preventiva regularmente, ao invés da manutenção corretiva. Com isso, é possível evitar falhas inesperadas, reduzindo custos de reparo e garantindo a vida útil dos veículos.

Gestão de estoque

Implemente práticas eficientes de gestão de estoque para evitar excessos e faltas. Assim você garante que a quantidade certa de produtos esteja disponível quando necessário, reduzindo custos de armazenagem e perdas, em caso de produtos perecíveis, por exemplo.

Negociação com fornecedores

Estabeleça parcerias sólidas e negocie contratos vantajosos com fornecedores de combustível, peças, seguros e outros serviços relacionados ao transporte.

Treinamento da equipe

Para reduzir custos na logística, é preciso investir em treinamento para a equipe de motoristas e operadores logísticos. A capacitação profissional visa a melhoria da eficiência operacional, segurança e economia de recursos.

Uso eficiente de tecnologia

Implemente sistemas de informação logística avançados para automação de processos, gestão de inventário, e comunicação eficaz entre as partes envolvidas.

Através de uma visão ampla da operação, é possível tomar decisões assertivas e estratégicas para evitar erros e reduzir custos.

Consolidação de cargas

Para reduzir custos na transportadora, combine múltiplas remessas em um único carregamento sempre que possível para aproveitar ao máximo a capacidade dos veículos. Dessa forma, você reduz custos por unidade de carga transportada.

Avaliação contínua

Monitore os processos logísticos, análise métricas de desempenho e identifique oportunidades de melhoria, garantindo adaptação às mudanças no ambiente operacional.

Ao implementar essas medidas de forma integrada, as empresas de transporte podem promover a redução de custos na transportadora de forma efetiva.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Quais são as tecnologias e parcerias estratégicas que podem ajudar na redução de custos logísticos?

A adoção de tecnologias avançadas e parcerias estratégicas desempenha um papel fundamental na redução de custos logísticos.

Algumas tecnologias e colaborações que podem ser eficazes incluem:

Sistemas de Gerenciamento de Transporte (TMS)

O TMS é uma plataforma que auxilia na otimização de rotas, no agendamento de transportes, na gestão de inventário e no monitoramento em tempo real.

Esse sistema ajuda a reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência. Além disso, pode ser integrado com outros softwares para uma visão mais ampla de toda a operação.

Rastreamento por GPS

A tecnologia de rastreamento por GPS permite o monitoramento em tempo real da localização dos veículos.
Isso contribui para a otimização de rotas, o controle de velocidade, a prevenção de roubos, recuperação de carga e a melhoria geral da eficiência operacional.

Big Data e Analytics dedicados para redução de custos logísticos

A análise de grandes volumes de dados pode oferecer insights valiosos sobre padrões de demanda, eficiência operacional, e otimização de rotas, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas que visam a redução de custos.

IoT (Internet das Coisas)

A IoT pode ser aplicada para monitorar o estado dos veículos e da carga em tempo real, otimizando a manutenção preventiva, evitando falhas e reduzindo os custos associados a reparos inesperados.

Como, por exemplo, o uso do sensor de telemetria nos carros para identificar a velocidade e como o motorista tem conduzido. Outro exemplo são sensores que enviam alertas informando falhas e identificando o momento de fazer a manutenção, dentre outras possibilidades que a tecnologia atual já oferece ao setor.

Blockchain para redução de custos logísticos

A tecnologia blockchain pode ser utilizada para aprimorar a transparência e a segurança na cadeia de suprimentos, reduzindo a necessidade de intermediários e simplificando processos, o que pode resultar em economias de custos.
Isso pode ser encontrado em todo o processo de rastreio do produto desde a sua produção até a entrega ao cliente.

Automatização de Processos

A automação de processos, como a automação de armazéns e a utilização de sistemas de picking automatizados, pode contribuir para a redução de custos na logística.

Isso acontece com a diminuição dos custos de mão de obra e aumento da eficiência operacional.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Algoritmos de machine learning podem ser empregados para previsão de demanda mais precisa, otimização de rotas em tempo real e manutenção preditiva, contribuindo para a redução de custos operacionais.

Viu como contar com as tecnologias e os parceiros certos, fica mais fácil reduzir os custos na logística? Além disso, é possível aumentar a eficiência operacional, garantindo diferenciais competitivos para o negócio.

Para isso, conte com a Buonny. Somos líderes em gerenciamento de riscos para o transporte de cargas com soluções de alta tecnologia para aumentar a segurança, eficiência na operação de transporte, sem perder a qualidade e reduzindo custos.

Para entender como as nossas soluções podem trazer esses benefícios para a sua empresa, clique aqui e converse com a nossa equipe.