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A manutenção corretiva pode trazer diversos custos para a frota, além de afetar também a eficiência e produtividade da operação.
Normalmente, trata-se de um reparo emergencial, portanto, faz com que a empresa acabe tendo gastos maiores.
Além disso, a redução da frota durante o período de correção pode atrapalhar a produtividade e a eficiência das entregas. Embora seja uma saída para não ter a frota parada por muito mais tempo, é importante entender que existem outras medidas preventivas para evitar a manutenção corretiva.
Neste conteúdo vamos explicar como reduzir os custos de manutenção, como funciona a manutenção corretiva e o que precisa ter no seu planejamento de frota para conseguir conter os gastos com reparos.
Ficou interessado(a) em saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura e confira!
A manutenção corretiva é uma medida que tem como objetivo a reparação emergencial de um veículo da frota. Assim, os mecânicos realizam a substituição de componentes ou peças que foram desgastadas, apresentaram falhas ou reduziram a capacidade de funcionamento do veículo.
É comum que as manutenções corretivas sejam feitas sem planejamento em decorrência de falha na manutenção preventiva ou por conta de um defeito imprevisto.
Existem dois tipos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada. Ambas têm um impacto diferente no planejamento da frota e nos custos operacionais. Confira com mais detalhes sobre cada uma delas:
Também conhecida como manutenção previsível, a manutenção corretiva planejada se assemelha com a manutenção preditiva e, inclusive, andam juntas.
Como de característica da manutenção corretiva, que acontece sempre que há falhas ou avarias nos veículos, a planejada tem um diferencial. Normalmente, essas falhas e avarias são identificadas em uma inspeção programada.
Além disso, essa falha ou avaria tendem a não serem consideradas como emergência, ou seja, que colocam em risco a produtividade da frota. Dessa forma, a manutenção acaba sendo agendada para outro momento.
Um exemplo de manutenção corretiva planejada é quando um equipamento apresenta desgaste, porém não chega a colocar em risco a operação. Mesmo assim, caso não seja feita a manutenção pode gerar uma situação mais grave como a pane do equipamento.
A manutenção corretiva não planejada ou não previsível, como também é conhecida, acontece de fato quando a falha não é prevista.
Assim, acaba gerando uma situação na qual coloca em risco a produtividade da frota e sua eficiência. Além do mais, esse tipo de correção costuma ter um valor mais elevado para o orçamento da frota.
Portanto, o ideal é evitar que a situação chegue nesse ponto optando sempre pela manutenção planejada ou preditiva.
A manutenção corretiva é a mais onerosa para a administração de frotas. Afinal, o veículo ficará ausente por um período superior ao dos outros tipos de manutenções, como a preventiva, por exemplo.
Além disso, há o custo da mão de obra para que o reparo seja devidamente realizado em tempo hábil.
Nesse cenário, prejuízos consideráveis podem ocorrer devido à interrupção dos serviços, já que o não cumprimento dos prazos contratados pode acarretar a perda de clientes, que ficarão insatisfeitos com os serviços da transportadora.
Dessa maneira, a imagem da empresa pode ser prejudicada, reduzindo a credibilidade da marca no mercado.
Por isso, é fundamental estar atento ao estado dos veículos e realizar periodicamente a manutenção preventiva.
Embora possa parecer uma abordagem simples e econômica, é importante entender as vantagens e desvantagens desse tipo de manutenção para a frota. Afinal, esse costuma ser o tipo de manutenção que mais gera custos para a transportadora.
Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens da manutenção corretiva.
Uma das principais vantagens da manutenção corretiva é que ela requer um investimento inicial menor.
Ao adiar as despesas de manutenção até que ocorra uma falha, a transportadora pode evitar gastos desnecessários com reparos preventivos ou substituição de peças antes da hora. Isso pode ser especialmente benéfico para empresas com orçamentos limitados.
Outra vantagem da manutenção corretiva é permitir a disponibilidade dos veículos até que ocorra uma falha. Não há necessidade de retirar o veículo da operação regularmente para manutenções programadas. Isso pode ser vantajoso em situações nas quais a frota precisa estar constantemente em movimento para atender às demandas dos clientes.
Outro ponto também é a otimização do tempo de vida útil das peças. Ao adiar a manutenção até que uma falha ocorra, a transportadora está maximizando o tempo de vida útil das peças e componentes dos veículos.
Isso significa que as peças são utilizadas ao máximo antes de serem substituídas, o que pode resultar em economias a longo prazo.
A principal desvantagem da manutenção corretiva é o risco de falhas inesperadas. Quando não há uma manutenção regular programada, os veículos estão sujeitos a quebras que podem ocorrer quando mais se precisa do serviço.
Isso pode acarretar atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes. Além disso, essas falhas podem levar a reparos mais complexos e caros, afetando negativamente o orçamento da transportadora.
Outra desvantagem de optar pela manutenção corretiva é que, a longo prazo, pode resultar em custos de manutenção mais altos. Isso ocorre porque as falhas e quebras podem levar a danos mais sérios em outros componentes do veículo, exigindo reparos mais extensos e custosos.
Além disso, a falta de manutenção regular pode reduzir a vida útil dos veículos e aumentar a frequência de substituição da frota.
E devido ao fato dos veículos precisarem parar para realizar as manutenções corretivas, isso pode afetar a confiabilidade da frota. Afinal, o tempo ocioso acaba gerando atrasos nas entregas, insatisfação dos clientes e danos à reputação da transportadora.
Existem algumas ações que você pode implementar na frota para reduzir os gastos com a manutenção corretiva. Isso favorece o bom planejamento orçamentário da operação, assim como garante que as metas sejam cumpridas. Confira a seguir quais são essas boas práticas.
A manutenção preventiva é essencial para evitar falhas inesperadas nos veículos da frota.
Por isso, é importante garantir a(s):
Isso reduz a necessidade de manutenção corretiva e minimiza os gastos com reparos emergenciais.
Além da manutenção preventiva, é importante estabelecer um plano de manutenção programada para a frota.
Isso envolve agendar revisões regulares com base no desempenho dos veículos e nas recomendações do fabricante.
Ao seguir um programa de manutenção adequado, é possível identificar e resolver problemas antes que se tornem grandes e caros, evitando a necessidade de intervenções corretivas de emergência.
Os motoristas desempenham um papel fundamental na conservação da frota. Treiná-los para realizar tarefas básicas de manutenção, como verificar regularmente os níveis de óleo, água, calibragem dos pneus, entre outros, pode ajudar a identificar problemas mais cedo e evitar danos maiores. Como é o caso de aplicar o checklist do veículo antes de iniciar a operação.
Além disso, um motorista que entende a importância da manutenção preventiva é mais propenso a relatar problemas menores antes que se tornem mais sérios.
A tecnologia de monitoramento pode desempenhar um papel crucial na redução dos gastos com manutenção corretiva.
Utilizar sistemas de monitoramento que forneçam informações em tempo real sobre o desempenho dos veículos, como consumo de combustível, temperatura do motor, quilometragem percorrida, entre outros, permite identificar problemas em estágios iniciais.
Dessa forma, é possível agir proativamente para resolver as questões antes que se tornem mais caras e impactem a operação da transportadora.
Estabelecer parcerias duradouras com fornecedores que ofereçam produtos e serviços de qualidade, com preços justos, pode garantir que a transportadora obtenha o melhor custo-benefício em suas necessidades de manutenção.
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