LinkedInFacebookXWhatsApp

Entenda as vantagens do sistema WMS para a logística de cargas

LinkedInFacebookXWhatsApp
Centro de distribuição com sistema WMS

Você sabe o que é WMS? Essa é uma ferramenta capaz de otimizar os trabalhos na sua transportadora, bem como catalogar produtos, desde a produção na indústria, até a sua expedição.

Portanto, conhecer como funciona esse sistema pode ser fundamental para o sucesso de negócios que trabalham com o transporte rodoviário de cargas.

Quer saber mais sobre o WMS e sua importância para a logística? Então, continue a leitura!

Entenda o que é o sistema WMS

WMS (Warehouse Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma ferramenta que ajuda as empresas dos mais diversos segmentos.

Ele auxilia as transportadoras a administrar toda a cadeia de suprimentos,  ou seja, os fluxos de entregas, armazenagem, recebimentos, separação e expedição de produtos.

A ferramenta se destaca pelo controle dos processos de inventário e as demais movimentações internas, a exemplo de:

  • bloqueio de produtos e outros procedimentos;
  • reabastecimento de pickings (separação e preparação dos pedidos).

Com isso, é possível tornar a operação dos armazéns ou centros de distribuição mais eficientes, além de otimizar a localização de mercadorias em trânsito, por exemplo.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Saiba qual a importância do WMS para a gestão logística

O WMS tem sido adotado porque esse sistema de gestão é capaz de oferecer muito mais praticidade para a operação logística, agilizando os processos, ao mesmo tempo em que reduz as chances de desvio de produtos.

Isso acontece porque o gerenciamento pode ser realizado por meio de dispositivos móveis, a exemplo de smartphones e tablets, conectados à internet.

Dessa forma, todas as informações poderão ser acessadas com facilidade, pois a coleta de dados fica armazenada na nuvem.

Conheça como funciona e quais  suas principais funcionalidades

O sistema WMS funciona com tecnologias como códigos de barras, que fazem a identificação e o controle automático da entrada e saída de produtos, utilizando a tecnologia de RFID (Identificação por Radiofrequência).

Além disso, as transportadoras que aderem ao sistema WMS têm acesso às informações dos produtos e processos logísticos em tempo real, facilitando a identificação de itens onde quer que eles estejam.

Assim, também para o controle de estoque e gestão de armazenagem, para cada entrada ou baixa, é possível utilizar um equipamento que lê a tecnologia de RFID. Os dados são atualizados no sistema utilizando WiFi ou redes móveis.

Dessa forma, é possível contar com relatórios que ajudam na tomada de decisão dos gestores do negócio.

Como funciona o sistema WMSAs principais funcionalidades do WMS são:

  • agendamento de recebimento;
  • endereçamento;
  • abastecimento de linhas de produção;
  • inventário;
  • transferências;
  • controle dos veículos de entrega e coleta;
  • relatórios gerenciais;
  • separação;
  • expedição;
  • movimentação de paletes;
  • relatórios gerenciais;
  • recebimento.

Entenda a diferença entre TMS e WMS

Na verdade, esses sistemas possuem mais afinidades do que parece. Da mesma forma como acontece com o WMS, o sistema TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) também faz o gerenciamento das áreas da transportadora, e ainda possibilita ao gestor controlar e visualizar todas as operações e entregas de forma ampla e integrada.

O sistema TMS é ideal para garantir o máximo controle sobre a operação de transporte, enquanto o WMS é focado na otimização de processos do Supply Chain.

Para ser mais claro, o primeiro é voltado para toda a operação de transporte da carga, e já o segundo é voltado para os processos logísticos.

Saiba quais as vantagens de adotar o WMS na logística

Um sistema na logística, se adequado às necessidades do negócio, é capaz de conferir maior organização e agilidade aos processos. Mas, os benefícios não terminam por aí. Acompanhe!

Maior controle da entrada e saída de mercadorias

Ao adotar um sistema de gerenciamento de armazéns, é possível reduzir erros em diversos processos envolvendo a logística das mercadorias.

Assim, com os processos automatizados, é possível garantir um melhor gerenciamento das mercadorias, elevando a qualidade dos serviços da transportadora.

Melhora no controle de estoque

O coletor de dados WMS, oferece um controle mais eficiente dos produtos que estão saindo com mais frequência do estoque, possibilitando uma maior organização do armazém e direcionando melhor os esforços da transportadora.

Redução dos custos

Ao investir em um sistema como o WMS, as empresas podem corrigir falhas antes mesmo que elas aconteçam, pois é possível analisar os cenários de forma ampla com os relatórios gerados.

Além disso, é possível otimizar o espaço necessário para armazenagem, economizando no metro quadrado do armazém, como é o caso do Cross Docking.

Também, ao otimizar os processos de entrada e saída de mercadorias, é possível reduzir o número de viagens de entrega.

Dessa forma, com a utilização de uma solução de Sistema de Gerenciamento de Armazém, é possível contar com um custo menor na hora de contratar mão de obra para realizar as entregas.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Otimização de tempo

Ao contar com a ajuda da tecnologia, a sua transportadora pode otimizar o tempo e ter resultados mais eficientes na logística. Isso porque não é mais necessária a utilização de controles manuais, por exemplo.

Com a tecnologia WMS, as informações são levadas diretamente para o sistema em tempo real. Assim, você e a sua equipe não precisam contabilizar dados, já que qualquer pessoa pode ter acesso às informações a todo momento e de forma precisa via sistema.

Aumento da competitividade

Empresas mais eficientes conquistam a confiança de seus públicos de relacionamento, o que inclui os clientes. Assim, ao contar com um sistema WMS, é possível se tornar uma empresa mais competitiva no mercado, o que é fundamental para conquistar mais visibilidade para a sua transportadora.

Conte com programas e sistemas da mais alta tecnologia do mercado de gerenciamento de transporte. Nós da Buonny, somos referência em otimização, eficiência e segurança no transporte rodoviário de cargas com sistemas de monitoramento em tempo real. Clique aqui e conheça as nossas soluções para o seu negócio.