Caminhão VUC: saiba quais as vantagens e desvantagens desse transporte

GESTÃO LOGÍSTICA 28/10/2022

Você sabia que o caminhão VUC é o veículo de carga mais utilizado para as áreas urbanas no Brasil? Devido a sua importância para a gestão de frotas, saber mais sobre ele é fundamental para otimizar a sua operação.

Confira esse conteúdo completo que falamos sobre o caminhão VUC, suas vantagens e desvantagens para transportadoras. Acompanhe!

Saiba o que é caminhão VUC ou caminhão 3/4

O caminhão VUC (Veículo Urbano de Carga), também conhecido como caminhão ¾, é um dos principais veículos para transporte de cargas no Brasil.

Esse modelo é considerado um caminhão de pequeno porte e, por essa razão, pode circular nos grandes centros urbanos, atendendo às legislações locais, como as portarias das secretarias municipais de transportes.

Os VUCS são tão utilizados nas grandes cidades que eles fazem parte da lista de exceções do rodízio municipal, como acontece na cidade de São Paulo, por exemplo, evitando que a frota fique ociosa.

Conheça os modelos de caminhão VUC

O caminhão VUC é um modelo de veículo capaz de atender à sua transportadora de maneira ampla. Isso porque é possível contar com diversos tipos, que ainda podem ter as carrocerias ajustadas, atendendo às especificidades das cargas com excelência.

Separamos para você os principais modelos de caminhão VUC. Acompanhe!

Caminhão bitruck

O modelo de caminhão bitruck consegue transportar até 22 toneladas de carga, e chegar a um peso bruto de 29 toneladas. Seu funcionamento se dá por quatro eixos, onde os frontais são direcionais, ou seja, movimentam-se quando o volante é acionado, e pode ter tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Caminhão toco

Também conhecido como caminhão semipesado, o caminhão toco é indicado para o deslocamento de cargas em grandes centros urbanos. Geralmente, esse modelo de caminhão possui dois eixos e tração traseira, tendo capacidade de carga de até seis toneladas.

Caminhão truck

O caminhão truck ainda é conhecido como caminhão 6/2, ou caminhão trucado, e consegue transportar até 14 toneladas, possuindo três eixos, sendo um dos modelos mais utilizados pelo mercado.

Cavalo mecânico trucado

O modelo cavalo mecânico trucado possui o eixo traseiro duplo e pesa menos no asfalto do que o caminhão trucado, que veremos adiante. Contudo, ainda é preciso analisar o peso do semirreboque utilizado para verificar o peso total suportado.

Carreta

O modelo carreta possui possui divisão entre o motor e a cabine do motorista, conhecido como cavalo. Já a parte da carga recebe o nome de carroceria.

Assim, quando a carroceria possui dois eixos, o peso total suportado pela carroça vai até 33 toneladas. Já com três eixos, o peso pode ser elevado para 41,5 toneladas. Devido à sua capacidade de carga e funcionalidade, a carreta é o modelo mais utilizado pelas transportadoras.

Cavalo mecânico

O cavalo mecânico possui seu peso delimitado conforme o semirreboque que será utilizado, tendo dois eixos, sendo um deles tracionado e ainda considerado extrapesado.

Bitrem

Esse é um modelo de caminhão VUC que faz a combinação do cavalo mecânico trucado com dois semirreboques, tendo entre 7 e 9 eixos. Sua capacidade de carga não excede 57 toneladas, sendo indicado para aquelas transportadoras que trabalham com descolamento de carga pesada. Também possui duas articulações e seu cumprimento máximo chega a 30 metros.

Rodotrem

O modelo rodotrem possui a mesma composição do bitrem, ou seja, dois semirreboques e cavalo mecânico trucado. Contudo, é composto por nove eixos, tem comprimento máximo de 30 metros e capacidade de até 74 toneladas e 3 articulações.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Entenda quais as vantagens e desvantagens do caminhão VUC para frotas

Sem sombra de dúvidas, uma das principais vantagens do caminhão VUC é que ele é bem mais compacto que outros modelos encontrados no mercado. Assim, caso a sua transportadora tenha como foco atender em grandes centros urbanos, contar com os caminhões ¾ pode ser ideal.

Ele ainda possui bastante agilidade no trânsito, pois passa com mais facilidade nas ruas estreitas e consegue ter um bom desempenho mesmo diante de outros desafios. Além disso, é da categoria de veículos leves quando comparado com outros modelos de caminhões e, por essa razão, causa menos danos nos asfaltos.

Quando a questão é o meio ambiente, ele ainda é bastante eficiente, pois é pouco poluente, graças ao seu mecanismo limitador de emissão de gases. Ainda consome menos combustível e tem um ótimo arranque de veículo, o que representa uma grande economia de recursos.

Isso significa que ele tem grande capacidade de força no motor, o que confere uma maior agilidade para o deslocamento nas avenidas.

Como desvantagem, é possível apontar a capacidade limitada de carga.

Saiba como trazer mais segurança para a sua frota de caminhão vuc

Quando o assunto é transporte de cargas, contar com um monitoramento eficiente da frota garante melhores resultados para a sua operação.

Ao contar com as soluções da BuonnyTech, você tem sistemas da mais alta performance do mercado à disposição para fazer a gestão de riscos da frota. Nossa tecnologia conta com a Telemetria e o Bsafe, solução para prevenção de acidentes. Com a BuonnyTech ainda é possível:

  • mapear os riscos e minimizar os custos da operação;
  • acompanhar o motorista;
  • monitorar o percurso da carga;
  • contar com um maior controle da operação e da frota.

Viu como o caminhão VUC pode ser uma opção se você tem operação nos centros urbanos e não precisa de muito espaço para transportar suas mercadorias.

E se quiser dar ainda mais eficiência para a sua transportadora, conte com os serviços de gerenciamento de riscos da Buonny. Somos líderes no mercado e oferecemos a mais alta tecnologia em segurança para nossos clientes. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato