Elas movem o mundo através da logística!

Elas movem o mundo através da logística

Não é de hoje que as mulheres vêm conquistando seu espaço profissional nas mais variadas áreas. Ainda que existam muitos desafios a serem vencidos, a determinação, a empatia, a resiliência, a persistência e o comprometimento são algumas características que elas trazem do universo feminino para o dia a dia corporativo.

No Mês da Mulher, a Buonny quer ressaltar a importância das mulheres em áreas como inovação, tecnologia e logística. Um setor ocupado majoritariamente por homens durante muito tempo começa a dar espaço, de fato, ao talento feminino.

Um estudo publicado na última edição da Transport Logistic mostrou um crescimento de 20% na contratação de mulheres no setor logístico em grandes empresas mundiais. O Brasil segue esse ritmo. Durante a pandemia, as áreas que mais contrataram mulheres foram logística, tecnologia e engenharia.

A Gupy – empresa de tecnologia para recursos humanos -, identificou o crescimento na contratação de mulheres nessas áreas. Na logística, o salto foi de 229% e na área de tecnologia, 193%.

Exemplos de mulheres que movem o mundo através da logística são muitos. Elas estão em áreas operacionais, de estratégica, pesquisa & desenvolvimento, gestão e, é claro, nas estradas. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes, as mulheres representam cerca de 0,5% do total de caminhoneiros no país.

Além disso, muitas mulheres vêm se destacando em cargos de liderança. Na Buonny temos muitas histórias inspiradoras. Quer conhecer uma delas? Neste artigo, Kathleen Damasceno, nossa Coordenadora de Operações e Product Owner, fala sobre sua jornada, suas inspirações e como vê o futuro da mulher na logística.

Curta a leitura!

Representação feminina na Buonny

A engenheira de produção Kathleen Andrade Damasceno estreou no segmento logístico na Buonny, onde atua há sete anos. De Jovem Aprendiz na área de Processos a Coordenadora de Operações e Product Owner, ela vem trilhando sua carreira com maestria.

Para ela, o crescimento no número de contratações de mulheres na logística e a consolidação da presença feminina no segmento são frutos da dedicação e do esforço femininos ao longo dos anos em prol de representatividade, empoderamento, inclusão e equidade de gênero.

Na visão de Kathleen, com autonomia, oportunidades, incentivo e reconhecimento as mulheres vêm conseguindo uma inserção significativa e com resultados em áreas estratégicas e operacionais da logística.

Inspirações

Ter inspirações é uma das formas de se manter motivada para realizar projetos e sonhos. No caso de Kathleen, as fontes de inspiração são todas as mulheres que, historicamente, sofrem ou já sofreram discriminações de gênero e são constantemente provocadas a provar sua capacidade.

O respeito e a liberdade de ser e fazer o que quiser, seja em escolhas pessoais e profissionais, são fatores que movem a nossa Coordenadora, disposta a deixar um legado no setor logístico e de transporte de cargas.

Como? Aproveitando todas as oportunidades que tiver para mudar a visão e os processos logísticos e de transporte. Se ela quer agregar valor a esses setores? Com certeza! E avisa: vai usar a tecnologia como elo para unir a gestão e as pessoas, tendo como propósito a inovação e a conquista de resultados.

Contribuições femininas

A sensibilidade e o olhar criterioso e analítico das mulheres, sem deixar de lado as questões humanas que compõem o ambiente corporativo, são as contribuições que as mulheres podem trazer à gestão logística e ao setor de transporte rodoviário de cargas.

Outras características como a transparência na comunicação, facilidade de executar multitarefas e contribuições para a criação de projetos inovadores e gestão de processos também são apontadas por Kathleen como pontos fortes das mulheres no setor logístico.

Às gestoras, ela soma ainda outros atributos necessários, como flexibilidade, foco no trabalho em equipe, resolução de conflitos e gestão por resultados.

Futuro da logística

O futuro da logística já chegou, aponta Kathleen. Para ela, o setor passa por um período de transição e amadurecimento, o que levará a uma ascensão ainda mais significativa em inovações e tendências tecnológicas que serão introduzidas no setor nos próximos anos.

“A tecnologia aumenta a agilidade nas operações logísticas, simplifica e automatiza processos, possibilita uma visão sistêmica, aumenta a confiabilidade das informações e amplia o foco na usabilidade sob a perspectiva do usuário final”, avalia a Coordenadora de Operações e Product Owner da Buonny.

Todos esses avanços, é claro, contam com a participação das mulheres no setor. Isso porque a busca pela expansão do espaço e do reconhecimento dos talentos femininos leva as mulheres a se desafiarem, ampliando abordagens convencionais e fomentando ambientes de melhoria contínua, tanto no aspecto estratégico quanto operacional.

Se Kathleen tem razão em tudo isso? Nós, na Buonny, sabemos que sim! Aqui, as mulheres que movem o mundo através da logística sempre terão seu espaço. A todas elas, neste Mês da Mulher, nosso reconhecimento e nosso agradecimento por tantas contribuições e ensinamentos.

Quer fazer parte do nosso time? Inscreva-se no banco de talentos.

Leia também Buonny: nova era no gerenciamento de riscos para o transporte rodoviário de cargas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato