Frete CIF e FOB: qual a diferença e como escolher a melhor opção

Para escolher o frete que melhor atenda às necessidades do contratante, é preciso entender a diferença entre frete CIF e FOB.

Essas modalidades se diferenciam quanto ao valor e também quem arca com a despesa do transporte da mercadoria.

Logo, conhecê-los é fundamental para fazer uma proposta mais alinhada com as expectativas do cliente e do transportador.

Pensando nisso, preparamos para você este conteúdo onde você entenderá como funciona o frete CIF, para quem é indicado, suas vantagens e o que o diferencia do frete FOB. Boa leitura!

O que é o frete CIF?

Frete CIF quer dizer “Custo, Seguro e Frete”, e a sigla é proveniente do inglês “Cost, Insuranse and Freigh”.

Nesta modalidade de frete, a empresa que fornece o produto tem a responsabilidade por todos os valores e riscos que envolvem o transporte até o seu destinatário.

Ou seja, caso haja imprevistos, quem deve solucioná-lo é o contratante do frete, e não o cliente.

No entanto, vale a pena ressaltar que a empresa contratante já insere os valores do produto, transporte e seguro no preço acordado com o cliente.

Quando deve ser usado e para quem é indicado?

O frete CIF deve ser usado para quem realiza a venda até o consumidor final. Embora ele tenha um custo mais elevado para o contratante, é mais vantajoso para o cliente, que não terá nenhum tipo de preocupação.

Dessa forma, é possível garantir a satisfação dos clientes e a simplicidade na operação logística.

Por isso, deve ser usado pelas empresas que podem investir mais alto e desejam a tranquilidade de não arcar com possíveis problemas no transporte de seus produtos.

Nesse cenário, há um alto valor agregado ao produto, pois é possível garantir a qualidade e a agilidade da entrega, fazendo com que a experiência de compra seja positiva e segura para os clientes.

Quais as vantagens do frete CIF?

O frete CIF apresenta inúmeras vantagens por conta de sua logística facilitada, praticidade e aceitação dos consumidores.

Em primeiro lugar, pode ser um diferencial competitivo, pois transmite maior segurança para o cliente, pois o remetente, que é o tomador do serviço, tem o controle total desde a origem do transporte até o destino final.

Com isso, o consumidor final não tem de se preocupar, por exemplo, com o monitoramento da carga.

Além disso, o processo de compra é simplificado para o público e as entregas bem feitas fazem com que a imagem do negócio no mercado seja positiva, ampliando a captação e fidelização de consumidores.

Outro ponto positivo é o fato de que o vendedor terá seu produto mais valorizado, ampliando seus lucros e possibilitando a estabilidade e ascensão financeira.

Por fim, este tipo de frete contribui para a criação de uma cultura organizacional voltada para a melhoria da experiência do cliente, oferecendo melhor nível de prestação de serviços.

Com isso, são aumentadas as chances de que o cliente realize novas compras e fale bem sobre a companhia para outras pessoas.

Qual a diferença entre frete CIF e FOB?

Ao contrário do frete CIF, no frete FOB (Free on board) — que significa “livre a bordo” —  a responsabilidade do transporte da mercadoria é do tomador do serviço, sendo ele frequentemente o destinatário, ou seja, o cliente final.

Caso haja problemas e imprevistos, quem deve solucioná-los é o comprador, uma vez que, a partir do momento em que o produto é despachado, o remetente fica isento de qualquer consequência posterior.

Dessa maneira, o frete FOB é mais cômodo para o vendedor do que o frete CIF.

No entanto, cada um é indicado para um tipo diferente de negócio e ambos devem ser corretamente avaliados antes de se tomar uma decisão final sobre a contratação do frete.

Planilha de cálculo de frete. Baixar agora!

Quando e para quem é indicado o frete FOB?

O frete FOB é ideal para negócios entre organizações, o que chamamos de B2B (business to business).

Afinal, a quitação do valor da mercadoria, normalmente, é repassado ao vendedor após o seu recebimento para garantir a segurança da transação.

Por isso, é comum que essa modalidade de frete seja escolhida em caso de envios de cargas de grandes proporções, como o transporte de lotes ou de matéria-prima.

Em relação ao consumidor, este tipo de frete garante a redução considerável do preço das mercadorias, e pode ser mais vantajosa, caso o intuito seja economizar.

Quais as vantagens do frete FOB?

O frete FOB também apresenta vários pontos positivos. Em primeiro lugar, garante maior acessibilidade aos produtos, posto que o valor do frete não é incluído no valor da mercadoria. Consequentemente, os preços se tornam mais competitivos.

Outra vantagem é a autonomia garantida ao consumidor, que poderá decidir os prazos e condições de logística mais vantajosos para ele.

Por fim, o vendedor também é contemplado pela tranquilidade, uma vez que sua atuação termina quando a aquisição é finalizada pelo comprador.

Dessa forma, mesmo que o valor da mercadoria seja mais barato, a comodidade de não arcar com o frete representa uma vantagem financeira para a empresa.

Como obter mais segurança na operação?

No caso de operações com o frete CIF, a empresa deve disponibilizar o código de rastreio da mercadoria para que o consumidor esteja ciente sobre o andamento da entrega do seu produto.

Dessa forma, você garante a segurança e a transparência da venda, promovendo maior tranquilidade e conforto ao cliente, que poderá se planejar para receber o pedido.

Já no uso do frete FOB, é fundamental se certificar de que a companhia parceira é confiável. Afinal, o zelo pelo envio das mercadorias é indispensável, mesmo que a responsabilidade financeira não seja do vendedor.

Para isso, pesquise os melhores fornecedores, analise o valor, os prazos e a qualidade do serviço prestado. Lembre-se que o seu cliente vai ter que pagar o preço da sua escolha, e isso é determinante para sua experiência de compra.

Viu como funcionam os fretes CIF e FOB? Desde que sejam utilizados para os casos corretos, podem trazer vantagens para a sua transportadora.

E se você quer garantir uma operação segura para entregar qualidade e agilidade aos seus clientes, reduzindo custos, conheça as soluções da Buonny.

Somos líderes em gerenciamento de riscos com uso de tecnologia de ponta que garante monitoramento em tempo real da viagem e sistemas integrados para otimizar a sua operação. Clique aqui e conheça o Monitoramento 24 Horas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato