LinkedInFacebookXWhatsApp

Maneiras de deixar o controle de frota mais eficiente

LinkedInFacebookXWhatsApp
Pessoa avalia dados para o controle de frota

Muitos erros podem ser evitados ou contornados quando se tem um controle de frota eficiente.

O problema mais comum enfrentado pelas empresas está relacionado aos prazos de entrega, que podem atrasar em consequência da falta de planejamento, da dificuldade de comunicação e da falta de visibilidade do andamento dos processos.

Efeito dominó nas atividades das operações

Essas falhas, por mais simples que sejam, acabam criando um efeito dominó e impactando todo o processo da operação.

Engarrafamentos em rodovias, quebra de algum componente do veículo ou até mesmo acidentes envolvendo o caminhão que está transportando a mercadoria são outros problemas que também podem afetar o tempo de entrega.

Principalmente em casos como estes, todas as equipes precisam estar cientes do ocorrido, inclusive os clientes.

Melhores medidas para controlar a frota e evitar prejuízos

A melhor medida a ser tomada para conseguir ter um melhor controle da frota e evitar prejuízos, é rastrear os veículos em tempo real, do início ao fim da viagem.

Confira a seguir o que é o controle de frota, quem é o responsável por essa função dentro da empresa e 5 maneiras de dar mais eficiência no seu controle de frota. Boa leitura!

O que é o controle de frota?

O controle de frota é o gerenciamento dos veículos de uma empresa, no que diz respeito à manutenção, redução de custos, monitoramento, performance de colaboradores, rotas, dentre outros.

Dessa forma, a empresa deve contar com uma equipe gestora da frota ou um profissional que seja encarregado de organizar todos esses processos.

Isso porque, hoje em dia, todas as etapas da frota podem ser monitoradas por meio de softwares e programas a fim de dar mais eficiência, agilidade e segurança para a operação.

Apenas com um bom controle de frota, a empresa consegue reduzir os custos e aumentar a performance da sua entrega, garantindo a qualidade do serviço e o destaque no mercado.

Otimize a gestão da sua frota e alcance melhores resultados

Quais as vantagens do controle de frota?

Para começar o controle de frotas deve contar com profissionais qualificados para garantir que toda a operação seja realizada de forma otimizada.

Confira a seguir quais são as vantagens em investir em um bom sistema de gestão na frota.

Otimização do tempo da frota

Uma vez feitas as manutenções dos veículos em dia, a frota consegue aumentar o tempo hábil de funcionamento e evitar perdas de intervalos de tempo dos seus veículos, prejudicando a operação.

Por isso, é importante ter em dia o controle dos tipos de manutenção, com o intuito de evitar desgastes e paralisações que possam comprometer o prazo de entrega e a produtividade da empresa.

Redução de custos no controle de frota

O controle de manutenção não apenas garante o prolongamento do tempo útil dos veículos da frota, mas principalmente ajuda o gestor a reduzir os custos da operação.

Isso porque uma manutenção corretiva de urgência, além de forçar o veículo a ficar parado, também acaba custando mais caro para a empresa.

Dessa forma, o controle de frotas deve incluir no planejamento a manutenção preditiva e manutenção preventiva, com o objetivo de sanar os problemas, ainda que quando pequenos, evitando um prejuízo maior.

Além disso, um bom controlador de frotas também sabe direcionar melhor os gastos orçamentários do setor para conseguir sanar com agilidade os problemas cotidianos da frota.

Produtividade da frota

Com rotas bem definidas e um monitoramento do trajeto, além da garantia de funcionamento dos veículos, o controle de frotas consegue trazer para a empresa um ganho na produtividade.

Isso porque ela faz com que problemas sejam evitados durante a operação e que pontos sejam analisados e melhorados para aumentar cada vez mais a performance do serviço.

Como reduzir custos no transporte de cargas
Baixe agora nosso ebook Como reduzir custos no transporte de cargas

Maneiras de gerar mais eficiência ao controle de frota

Para que você entenda como deixar o controle de frota mais eficiente na sua empresa, separamos alguns pontos importantes para colocar em prática. Confira a seguir:

Saiba o quanto antes sobre qualquer imprevisto

Além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo cumprido, o rastreamento de cargas permite que as transportadoras possam fornecer informações em tempo real para seus clientes a respeito de possíveis problemas com as cargas.

Assim, também é possível ter conhecimento sobre qualquer ocorrência que possa impactar nos prazos estabelecidos.

Previna-se de sinistros

Outra questão envolvida é a prevenção de furtos, roubos e sequestros nas estradas.

Ainda que essa medida não iniba esse tipo de ação, o monitoramento e rastreamento de cargas permite obter informações mais precisas sobre a localização dos veículos e contribuir com as investigações.

Monitore sua rota

Também é possível acompanhar o desempenho por veículo e por motorista individualmente, analisando casos de quebras ou de desvios e paradas indevidas durante o percurso.

Todas essas informações reunidas fornecem uma base considerável para que o gestor possa melhorar o seu planejamento logístico, trazendo diversos benefícios para as empresas e seus clientes.

O estabelecimento de uma comunicação eficiente é a chave para assegurar a entrega das mercadorias no prazo correto. E a adoção de técnicas, metodologias e ferramentas adequadas é, claro, fundamental para isto acontecer.

Garanta o controle de frota adequado com a Buonny

Agora que você já sabe da importância do acompanhamento logístico em tempo real, procure tentar colocar em prática essas dicas na operação.

Conheça mais sobre o nosso serviço de monitoramento 24h, somos líderes de mercado em gerenciamento de riscos e trabalhamos com os softwares e programas mais avançados do mercado. Clique aqui e confira nosso serviço de excelência!