LinkedInFacebookXWhatsApp

Medindo o sucesso: indicadores de desempenho logístico e suas funcionalidades

LinkedInFacebookXWhatsApp
Imagem ilustrativa das métricas para indicadores de desempenho logístico

Acompanhar e analisar os indicadores de desempenho logístico (KPIs) é fundamental para garantir uma operação eficiente, pontual e rentável.

Isso acontece porque esses indicadores fornecem uma visão objetiva do desempenho da operação. Assim, é possível que as empresas avaliem sua eficiência e identifiquem gargalos e possam tomar decisões estratégicas para alcançar maior eficiência.

Mas, como estabelecer e avaliar esses indicadores? Como eles podem ajudar na tomada de decisão? Além de entender esses dois pontos, é importante também saber quais são os indicadores de desempenho logístico que precisam de atenção.

Para isso, separamos no conteúdo a seguir esses principais indicadores e como você pode acompanhá-los de forma prática e eficiente. Acompanhe até o final!

O que são os indicadores de desempenho logístico?

Os indicadores de desempenho logístico são métricas utilizadas para avaliar e medir o desempenho das operações logísticas de uma empresa.

São ferramentas essenciais para o monitoramento e aprimoramento dos processos relacionados ao transporte, armazenagem, distribuição e gestão de estoque.

Esses indicadores permitem acompanhar:

  • o tempo de entrega;
  • a taxa de entrega no prazo;
  • o custo logístico;
  • o nível de estoque;
  • entre outros aspectos relevantes para a eficiência e a qualidade das operações logísticas.

Ao analisar essas métricas, as empresas podem identificar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas em dados.

Além disso, é possível implementar estratégias que otimizem seus processos, reduzam custos e aumentem a satisfação dos clientes.

Por que acompanhar os indicadores de desempenho logístico e seus papéis na eficiência logística

Os indicadores de desempenho logístico desempenham papel fundamental na gestão de frota. Isso porque eles são capazes de identificar diversos aspectos da operação, como pontos que precisam ser melhorados para que a empresa alcance suas metas.

Com os dados em mãos, o gestor de frota pode:

  • implementar ações corretivas;
  • otimizar processos;
  • estabelecer metas realistas;
  • monitorar o progresso ao longo do tempo.

Isso contribui para uma maior eficiência logística, resultando em vantagens competitivas no mercado.

Planilha de Cálculo de Frete de Retorno. Baixar agora!

Quais indicadores de desempenho logístico precisam estar na sua análise

Quando a questão é indicadores de desempenho logístico, vale analisar a realidade da sua empresa e identificar as métricas que fazem mais sentido.

Separamos alguns dos principais indicadores de desempenho logístico que precisam de atenção na hora de analisar os KPIs. Acompanhe!

Pedidos completos e entregues dentro do prazo (On time in Full)

Esse indicador mede a capacidade da empresa em cumprir seus prazos de entrega de forma completa. Isso quer dizer, a eficiência da entrega de todos os itens do pedido dentro do prazo acordado.

A análise desse indicador é essencial para identificar possíveis falhas na cadeia logística e tomar ações corretivas para garantir a satisfação do cliente.

Tempo do ciclo de pedido

O tempo do ciclo de pedido é o intervalo desde o momento em que o pedido é feito até o momento em que é entregue ao cliente.

Esse indicador é importante para avaliar a eficiência do processo logístico e identificar possíveis gargalos, como demoras na separação de produtos, embalagem ou erros e até incidentes no transporte.

Reduzir o tempo do ciclo de pedido pode resultar em maior agilidade e satisfação do cliente.

Atraso nas entregas

Esse indicador mede o número de entregas que não foram realizadas dentro do prazo acordado.

O atraso nas entregas é um problema sério que pode afetar a confiabilidade da empresa e a satisfação do cliente.

A análise desse indicador permite identificar as causas dos atrasos e implementar medidas para reduzi-los. Isso pode envolver um melhor planejamento de rotas, a otimização da frota e também o monitoramento em tempo real.

Índice de ocorrências

O índice de ocorrências mede a quantidade de problemas ou incidentes que ocorreram durante o transporte, como danos aos produtos, extravios ou roubos.

Esse indicador é importante para avaliar a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores de transporte. Assim, é possível colocar em cheque quais são as melhores parcerias para a sua empresa, levando em consideração as exigências do mercado, as metas da empresa e a satisfação dos clientes.

Além disso, esse KPI também ajuda a analisar o índice de produtos que chegam ao seu destino em boas condições.

Tempo de entrega

O tempo de entrega é o período entre a coleta da mercadoria e a entrega ao cliente.

A análise desse indicador permite verificar se os prazos estão sendo cumpridos e identificar possíveis atrasos ou problemas no processo logístico.

Um tempo de entrega reduzido pode aumentar a satisfação do cliente e a competitividade da empresa.

Além disso, diante de um mercado onde o tempo de entrega tem sido fator decisivo para a compra, empresas têm buscado cada vez mais soluções que agilizem esse processo, garantindo ao mesmo tempo rapidez e segurança na entrega.

Percentual de cargas rastreáveis

Esse indicador mede a proporção de cargas que podem ser rastreadas durante o transporte.

Ter um alto percentual de cargas rastreáveis é importante para garantir a visibilidade e a segurança da mercadoria. Além disso, também permite um melhor monitoramento das operações logísticas.

Indicador das notas de transporte

Esse indicador avalia a precisão das informações contidas nas notas fiscais de transporte, como dados do remetente, destinatário, produtos transportados e valores.

A análise desse indicador é fundamental para garantir a conformidade com as regulamentações fiscais, evitar problemas legais e garantir a integridade das informações durante o transporte.

Custos do transporte

Esse indicador analisa os custos relacionados ao transporte, como frete, combustível, manutenção da frota e outros gastos logísticos.

Sua utilidade está na capacidade de identificar oportunidades de redução de despesas.

Dessa forma, é possível melhorar a eficiência operacional e maximizar a rentabilidade da empresa.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Como acompanhar com eficiência os indicadores de desempenho logístico no desempenho da frota

Acompanhar e seguir analisando os indicadores de desempenho logístico permite identificar problemas, tomar decisões estratégicas e implementar melhorias contínuas.

Nesse cenário, contar com a ajuda da tecnologia é fundamental. A utilização de sistemas de gerenciamento de frota, telemetria e rastreamento por GPS permitem coletar dados em tempo real.

Dessa forma, é possível contar com dados precisos sobre a operação dos veículos, como:

  • localização;
  • velocidade;
  • consumo de combustível, entre outros.

Esses dados são processados e apresentados em painéis de controle ou relatórios, facilitando a análise e interpretação dos indicadores de desempenho. Como é o caso de dashboards gerenciais.

A partir dessa ferramenta, é possível ter acesso a dados personalizados da sua operação, trazendo facilidade na leitura dos principais KPI’s do processo e auxiliando a gestão para alta performance.

Além disso, com o uso da tecnologia você automatiza os processos, como o planejamento e monitoramento de rotas e o envio de alertas em caso de desvios ou atrasos, aumentando a eficiência da gestão da frota.

Logo, o gestor de frota tem condições de tomar decisões embasadas em dados, implementar melhorias e garantir uma operação logística mais eficiente.

Entendeu como os indicadores de desempenho logístico possibilitam alcançar o sucesso na operação de frota da empresa? Ao contar com as ferramentas certas e a ajuda de especialistas, todo o processo fica muito mais fácil!

Para implementar soluções que ajudem na análise de dados e na tomada de decisão mais estratégica na sua empresa, conte com a ajuda da Buonny.

Somos líderes no mercado de gerenciamento de riscos para transportadoras, com soluções de alta tecnologia para que nossos clientes consigam alcançar maior eficiência, redução de custos e qualidade nos seus serviços.

Se preferir, clique aqui e converse diretamente com nossos especialistas para entender quais soluções da Buonny podem trazer esses benefícios para a sua operação.