LinkedInFacebookXWhatsApp

Como aplicar a logística integrada e quais seus benefícios

LinkedInFacebookXWhatsApp
Imagem ilustrativa dos sistemas da logística integrada

Para quem busca eficiência para a sua empresa, a logística integrada tem se mostrado uma solução bastante eficiente.

Isso porque a gestão logística integrada faz uso da tecnologia para otimizar todos os processos desde a produção da mercadoria até a entrega ao consumidor, reportando toda a movimentação de materiais e o processo logístico aos sistemas de dados.

Por isso, saber como aplicar e aproveitar esses recursos é fundamental para garantir a competitividade do negócio dentro de um mercado que tem recebido inovações tecnológicas todos os anos.

Quer aprender mais sobre como funciona uma logística integrada? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é logística integrada?

Logística integrada compreende a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Ela é responsável por unificar todas as informações desde a fabricação do produto até a entrega ao consumidor final.

Dessa forma, a logística integrada é responsável pela implantação da transformação digital nos processos logísticos das empresas.

Por isso, com o uso de soluções adequadas é possível:

  • fazer o acompanhamento das etapas logísticas;
  • mensurar os resultados;
  • analisar dados;
  • tomar decisões de forma mais estratégica.

Tudo isso acontece porque as soluções tecnológicas são capazes de coletar, analisar, organizar e armazenar dados de maneira bastante eficiente e rápida. Assim, a empresa passa a melhorar seus processos internos, personalizando de acordo com o comportamento dos clientes e seu nível de satisfação.

Cálculo de consumo de combustível

Como funciona a logística integrada?

A logística integrada funciona articulando diferentes áreas de uma empresa. Com isso, é possível fazer uma gestão mais eficiente de todas as etapas dos processos envolvendo o trânsito de mercadorias e insumos.

Ou seja, os processos de supply chain envolvem desde a matéria-prima usada para a fabricação do produto, até a entrega na casa do consumidor final.

Os principais pontos da linha de produção até a entrega, na logística integrada, são:

  • Administração de materiais: gerencia a matéria-prima e insumos;
  • Movimentação de materiais: gerencia o abastecimento de insumos na linha de produção;
  • Distribuição: entrega do produto ao cliente.

Como aplicar a logística integrada?

Para aplicar a logística integrada no seu negócio, é preciso fazer com que diversos setores sejam capazes de trabalhar juntos. Acompanhe a seguir!

Suprimentos

O setor de suprimentos é o responsável por gerir a compra de insumos para a empresa, ou seja, materiais de uso geral e matéria-prima para a produção.

Ele pode ser integrado ao setor de logística com o objetivo de executar com mais agilidade atividades como recebimento dos materiais, transporte, gestão do estoque de suprimentos e armazenamento.

Distribuição

O setor de distribuição é responsável por executar o envio das mercadorias aos consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Integrado ao setor de logística, ele também faz previsão de demanda, da armazenagem, da utilização de centros de distribuição, contrata transportadores, faz as rotas e realiza o controle de qualidade da entrega, agilizando toda a cadeia de distribuição do negócio.

Atendimento ao cliente

Com a transformação digital e o acesso das pessoas a mais conhecimento, oferecer um bom atendimento ao cliente se tornou algo imprescindível para o sucesso das empresas.

Por essa e outras razões, o setor de atendimento ao cliente pode ser incorporado à logística.

Dessa forma, essa área fica responsável por fazer o atendimento a ocorrências relacionadas à entrega, acompanhando os indicadores de desempenho previamente criados pela gestão logística, a exemplo da conformidade na entrega, pontualidade e entregas perfeitas.

O atendimento ao cliente também pode incluir o trabalho de logística reversa, quando o produto é devolvido pela loja ou centro de distribuição, ou o próprio cliente devolve o produto.

Com o trabalho sendo executado da forma correta, é possível elevar a satisfação do consumidor, o que também contribui para a sua fidelização.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

Quais são os benefícios que a logística integrada traz para a transportadora?

Além da gestão da empresa contar com uma visão ampla sobre todos os seus produtos e insumos, investir na logística integrada ainda traz uma série de benefícios. Confira a seguir!

Maior eficiência na organização dos processos

Quando a gestão da empresa aposta na integração dos processos entre as diferentes áreas ligadas à logística, ele usufrui de uma maior organização dos processos internos e externos.

Assim, é possível consultar os dados com maior rapidez, e todos os processos da corporação se tornam mais eficientes e também com dados mais confiáveis.

Maior produtividade

Com os processos organizados e funcionando com maior agilidade, a produtividade é elevada, além das demandas de retrabalho serem amplamente diminuídas.

Redução de custos

As atividades de supply chain reduzem custos e tornam possíveis que a empresa desfrute de uma maior eficiência operacional.

Além disso, é possível ter mais certitude na hora de tomar decisões para ações de melhoria dentro dos processos, uma vez que os dados da logística integrada são confiáveis e reais.

Melhora nas demandas dos públicos de relacionamento

Com processos integrados, a logística é capaz de atender melhor às expectativas dos clientes, incluindo custos de frete mais baratos e melhores condições de entrega.

Ainda é possível observar uma melhora significativa no atendimento ao cliente e parceiros, que passam a contar com processos mais organizados e também transparentes.

Vantagem Competitiva

Ao contar com os processos de supply chain, as demandas da empresa se tornam mais assertivas e ágeis, e o negócio passa a contar com uma importante vantagem competitiva.

A integração com fornecedores e parceiros ainda eleva as oportunidades de fechamento de novos negócios, formando uma cadeia de valor para a empresa que adota a logística integrada.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias

Viu como aplicar a logística integrada ao seu negócio pode ser fundamental para garantir a satisfação do cliente e conquistar diferenciais competitivos? Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais eficiente!

E para tornar seu processo além de eficiente, mais seguro, conheça nossas soluções de gerenciamento de riscos. Trabalhamos com programas de alta tecnologia para garantir a segurança e integridade da sua operação. Clique aqui e conheça a Buonny.