LinkedInFacebookXWhatsApp

Como fazer o transporte de produtos alimentares perecíveis

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão preparado para transporte de produtos alimentares perecíveis

O transporte de produtos alimentares perecíveis é uma grande oportunidade de negócio para os transportadores, mas atuar nessa área requer uma série de cuidados.

Além de contar com uma equipe treinada e caminhões frigoríficos adequados para esse tipo de transporte, ainda é preciso seguir a legislação para evitar prejuízos com a carga durante o trajeto.

Para ajudar você a entender como fazer o transporte de produtos alimentares perecíveis em segurança, preparamos este conteúdo. Acompanhe!

Transporte de produtos alimentares perecíveis

Produtos perecíveis, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são aqueles alimentos que apresentam instabilidade ou alteração diante da temperatura do ambiente.

É por essa razão que os produtos perecíveis seguem normas rigorosas em relação ao armazenamento, à temperatura, ao acondicionamento e ao transporte.

São exemplos de produtos alimentares perecíveis:

  • todos os alimentos, processados ou não;
  • congelados ou supergelados;
  • leveduras e fermentos;
  • ovos e seus derivados;
  • leite e seus derivados;
  • frutas, legumes e cogumelos frescos ou crus, processados ou não, entre outros.

Quem pode transporte de produtos alimentares perecíveis?

Podem realizar o deslocamento de produtos alimentares as empresas de transporte de cargas que possuam o Certificado de Vistoria, emitido pela Vigilância Sanitária.

Esse certificado ainda precisa estar em dia e o registro é concedido após inspeção da autoridade sanitária local competente.

Ainda é preciso respeitar as regras de cada estado com relação ao transporte de cargas perecíveis. Logo, é fundamental estar atento e pesquisar bem antes de dar início ao transporte desse tipo de mercadoria.

Para fazer o transporte de produtos alimentares perecíveis em segurança ainda é preciso manipular esses itens de acordo com as recomendações do fabricante e das autoridades sanitárias, a fim de evitar contaminações.

Para tanto, é preciso realizar o controle dos padrões de higiene, da temperatura fria e do tempo de transporte.

Cálculo de consumo de combustível

Cuidados necessários para transporte de produtos alimentares perecíveis

Para fazer o transporte de produtos alimentares perecíveis em segurança é preciso estar atento a uma série de questões, que acompanham a legislação desse tipo de carga. Veja a seguir!

Armazenagem

O processo de armazenagem é fundamental para garantir a integridade da carga, já que qualquer desvio dos procedimentos padrão podem levar à contaminação dos produtos, tornando-os impróprios para consumo.

Algumas questões que devem ser observadas na armazenagem de produtos perecíveis compreendem:

manter o armazém em uma temperatura adequada para a preservação dos produtos, observando a higienização do local para diminuir os riscos de contaminação;

garantir a ventilação adequada dos produtos e isso pode ser feito dando espaço entre os pallets, por exemplo.

O armazenamento é um fator determinante para garantir a segurança da carga alimentar. Por essa razão, os produtos devem ser mantidos em estoque pelo período mais curto possível.

Uma forma de garantir esse fluxo das mercadorias é despachar aquelas com prazo de validade mais curto ou mais próximo ao vencimento. Com isso, você eleva a segurança da carga e garante um bom controle de armazenamento.

Carga e descarga

Os equipamentos de carga e descarga devem contar com sistemas anti vibração para garantir a segurança dos produtos, além da equipe estar atenta ao correto cálculo de cubagem.

Os materiais utilizados no armazenamento, acondicionamento e movimentação dos produtos não podem ser danificados nem contaminar os alimentos.

Além disso, é fundamental contar com uma equipe bem treinada para manusear os produtos perecíveis, e estar atento à temperatura dos alimentos durante todo o manuseio.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Etiquetas

As etiquetas dos produtos perecíveis são importantes para assegurar o monitoramento da carga perecível, e também são uma exigência da Anvisa.

No transporte os rótulos da mercadoria devem estar legíveis e, quando for percebida alguma alteração, o fabricante deve ser notificado para tomar as providências necessárias para a segurança da carga.

Temperatura

O controle de temperatura adequada dos alimentos é fundamental para que as condições de consumo sejam garantidas.

Além disso, alguns alimentos como carnes e peixes exigem uma atenção maior quando o assunto é temperatura, o que requer um processo logístico bastante eficiente.

Vale lembrar, mais uma vez, que a temperatura também deve ser adequada durante a armazenagem dos alimentos perecíveis com auxílio de equipamentos de refrigeração.

Documentação e restrições

Se você está pensando em trabalhar com transporte de produtos alimentares perecíveis em segurança, deve estar atento à legislação do setor e às normas, sendo que duas são fundamentais para esse modal de transporte.

Duas normas da legislação do setor de transporte de produtos alimentares perecíveis

A primeira é a Portaria de Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) n.º 326 que normatiza as regras e condições de higiene de alimentos de maneira geral.

Para o deslocamento da carga, essa norma estabelece que os modais escolhidos devem se adequar para a função, com uso de materiais que afastem o risco de contaminações e de fácil limpeza. Essa também é a norma que rege sobre o manuseio e a armazenagem de produtos alimentares perecíveis.

Já a segunda norma é a Resolução da Anvisa n.º 275 que rege sobre o regulamento técnico que tem relação com os procedimentos operacionais padrão.

A norma rege que o transporte deve ser feito em condições ideais de temperatura, além do veículo ser higienizado de forma correta.

Livre de pragas e vetores no interior dos veículos

O veículo ainda deve estar livre de pragas e vetores, com o objetivo de  manter a integridade do produto contra qualquer imprevisto que possa comprometer a sua qualidade para consumo.

Ainda é preciso observar a norma ABNT,TB-352, que rege sobre o carregamento de carga perecível.

Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade
Baixe agora nosso ebook Transporte no agronegócio Como fazer gerenciamento dos riscos e melhorar produtividade.

Como garantir a segurança da carga durante o transporte?

Para fazer o transporte de produtos alimentares em segurança, contar com um bom planejamento logístico é fundamental.

Para tanto, é necessário contar com um roteiro bem definido do caminho que se irá percorrer até finalizar a entrega, e para isso você pode contar com a Gestão Logística, sistema de gerenciamento de transporte para deixar a sua operação de transporte de perecíveis mais eficiente.

Já com o Monitoramento 24 Horas você faz um rastreamento eficiente da carga perecível, garantindo que ela chegue ao seu destino em tempo hábil para consumo e em perfeito estado.

Você ainda pode contar com as soluções da BuonnyTech para ter acesso a rastreadores de veículos para localizar a carga perecível onde quer que ela esteja.

Portanto, para manter a sua operação mais segura e eficiente, conte com as soluções da Buonny, somos líderes em gerenciamento de riscos para transporte de cargas e oferecemos soluções aliadas às tecnologias mais eficientes do mercado. Clique aqui e converse com nossos especialistas.