Como reduzir gastos e aumentar a eficiência da frota: a telemetria no controle do consumo de combustível

GESTÃO 22/03/2022

Como reduzir gastos e aumentar a eficiência da frota: a telemetria no controle do consumo de combustível

A redução e o controle dos custos estão entre os principais desafios do setor logístico e de transporte de cargas. Os combustíveis compõem a lista de insumos que mais pesam no orçamento. Para reduzir os gastos, aumentar a eficiência da frota e manter a competitividade, o uso de tecnologias como a telemetria é um importante diferencial.

No último ano, o preço dos combustíveis disparou no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), a gasolina aumentou 46%, o etanol 59% e o diesel 45%.

Com a guerra na Ucrânia, o cenário econômico se agravou e o preço do barril de petróleo subiu em todo o mundo. O reajuste recente de quase 19% no preço da gasolina e de 25% no valor do litro do diesel forçou brasileiros e empresas a revisitarem suas estratégias de economia e planejamento financeiro.

A perspectiva não é animadora a curto prazo e não há previsão imediata de redução nos preços, apesar de alguns movimentos do governo. Se reduzir os custos com combustível se tornou uma prioridade para os brasileiros, imagine para as empresas que trabalham com frotas de caminhão… O desafio de controlar esse gasto é ainda maior.

Uma alternativa para mitigar os custos está no uso de tecnologia e em soluções especializadas para a gestão dos veículos. A boa notícia é que controlar a produtividade e a eficiência das frotas, tendo em vista o bom desempenho dos motoristas na estrada e, consequentemente, manter um acompanhamento rigoroso no consumo de combustível é totalmente possível.

Neste artigo, você vai entender como a telemetria é a sua melhor ferramenta diante do cenário de aumentos sucessivos de combustíveis.

Telemetria: como reduzir custos com a frota

Um importante aliado na missão de minimizar os custos com combustíveis é a telemetria. A solução combina equipamentos e softwares para analisar o veículo de forma contínua, a partir de uma rede CAN (computador de bordo).

O sistema de telemetria é capaz de fazer o monitoramento dos veículos e avaliar a maneira como os motoristas conduzem o caminhão, elevando a eficiência, o desempenho e a segurança das operações de transporte rodoviário de cargas. Tudo isso em tempo real, com ampla visibilidade.

Assim, é possível coletar diversas informações da viagem que, posteriormente, serão transformadas em dados valiosos para a gestão operacional e financeira do negócio.

Entre os detalhes da viagem que podem ser acompanhados com a telemetria estão a localização do veículo, o tempo e a distância percorridos, o comportamento do condutor, o trajeto a ser feito, a proximidade com outros veículos e curvas perigosas, desgaste de pneus e de outros componentes, além da média de consumo de combustível – uma informação de “ouro” no contexto atual de preços.

Principais funções da telemetria na gestão de combustíveis

A telemetria ajuda a controlar e a reduzir o consumo de combustível, o que fará toda a diferença nos resultados da empresa. Saiba como usar a telemetria a favor do seu negócio:

  • Controle de Rotação/Velocidade

Com a telemetria avançada é possível fazer a leitura do indicador de rotação por minuto (RPM) e, a partir dessa análise, conscientizar o condutor sobre a forma correta de se utilizar o conjunto de marchas.

Entre as questões consideradas estão:

  • Momento certo para realizar a troca de marcha e não forçar o motor do veículo;
  • Como fazer a leitura correta da faixa verde, que sinaliza a velocidade máxima ideal do veículo (velocidade de cruzeiro) e a mais econômica;
  • Importância de transitar na velocidade de cruzeiro, que reduz em até 20% o consumo de combustível quando comparada ao consumo em velocidade acima do ideal.

 

  • Controle da Marcha Lenta/Ociosidade;

Um dos maiores ofensores relacionados ao alto custo com combustível é o veículo ligado quando não está em trânsito. Com a telemetria é possível monitorar essas situações e reduzir a ociosidade da operação. A consequência, naturalmente, é a redução do desperdício e aumento da economia de combustível.

Ao tratar a marcha lenta por meio da medição do torque e de RPM em cada trajeto é possível também reduzir a ociosidade. O resultado é tão significativo que cerca de 80% dos clientes que apostam na telemetria recuperam o investimento apenas tratando a marcha lenta na operação.

No caso do transporte de cargas que exigem controle da temperatura, a telemetria também é fundamental, já que o sistema tem a inteligência necessária para fazer a diferenciação da ociosidade produtiva (quando o veículo está ligado para manter o thermo king ativo) e ociosidade irregular (quando o ar-condicionado da cabine está ativo sendo que o veículo não está em trânsito, por exemplo).

  • Controle do Tanque de Combustível

Para as empresas que não abrem mão de boas práticas e melhorias contínuas, a telemetria possibilita o controle e análise da quantidade de abastecimentos por mês, identifica vazamentos pelo tanque e sinaliza quando ocorre o desvio do combustível, como em casos de furto.

Todas as informações coletadas durante a viagem são enviadas para uma central de controle e monitoramento, que decodifica os dados recebidos e os transforma em “matéria-prima” essencial para a tomada de decisões.

Quer conhecer as outras vantagens da telemetria? Leia mais em Telemetria para frotas: como usar tecnologia de medição e comunicação remota a favor do transporte de cargas.

Telemetria: o investimento certo para driblar a alta dos combustíveis

Se reduzir os gastos com combustível tem sido o seu maior problema desde que os preços começaram a aumentar de forma agressiva, a estratégia mais eficiente é contar com tecnologia e parceiros especializados em soluções para a gestão logística.

A telemetria é o investimento certo para quem quer otimizar a gestão da frota e reduzir custos desnecessários com combustível, manutenção e riscos.

A Buonny oferece recursos como a telemetria para aumentar a eficiência do seu negócio combinados a outras tecnologias e equipamentos de última geração. Os sistemas da Buonny Tech fazem análises inteligentes que levam a ganhos concretos em produtividade e economia.

As soluções da Buonny são acessíveis e flexíveis e podem ser contratadas para operações de todos os portes, a partir de um veículo ou grandes frotas. O importante é saber que a tecnologia está disponível e atua a seu favor.

Quer tornar sua gestão logística mais eficiente e driblar com inteligência e modernidade os desafios impostos pelo custo dos combustíveis nas operações, mantendo seu negócio enxuto e competitivo?

Converse com um especialista da Buonny Tech e não permita que a alta agressiva no preço dos combustíveis interfira na sua lucratividade.

Leia também: Como a inteligência artificial e a tecnologias de automação beneficiam o setor logístico.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato