Economia de combustível: como garantir boas práticas e diminuir gastos na frota

GESTÃO LOGÍSTICA 18/10/2023

Reduzir custos é um grande desafio para os gestores, principalmente quando o assunto é economia de combustível da frota.

Para conseguir ter o controle de todos os abastecimentos, principalmente quando há mais de um veículo na frota e quando se trata de frotas pesadas, é mais complicado.

A frota pesada consome mais combustível, pois a força necessária tende a ser maior para que o motor funcione. Dessa forma, acaba queimando mais combustível.

Porém, existem algumas boas práticas que você pode manter na sua operação que te ajudarão a garantir um bom planejamento. Além disso, vão diminuir o consumo do combustível e até melhorar a produtividade da frota. Confira no conteúdo a seguir como fazer isso. Boa leitura!

O que é a economia de combustível

A economia do veículo está diretamente ligada à forma com que o veículo opera e com a performance de quem dirige o veículo.

Portanto, a economia de combustível não está apenas direcionada a abastecer no posto mais barato. Ela também está ligada à performance dos motoristas e dos veículos da frota.

Como é o caso de manter a manutenção em dia dos caminhões, para caso de frota pesada, por exemplo. O mau funcionamento pode acabar exigindo do veículo que queime mais combustível para poder rodar.

Além disso, a velocidade com que os motoristas operam os veículos também conta no gasto de combustível, além de colocar em risco a segurança no trânsito.

Quais os benefícios de manter o controle da economia de combustível da frota

Manter o bom planejamento de gastos com combustível é primordial para conseguir traçar metas e melhorar os resultados.

Além disso, a economia no combustível da frota também pode trazer outros benefícios atrelados, como:

Redução de custos na frota

O principal motivo para começar um controle de custos da frota é justamente entender como reduzir os gastos. Isso, sem perder a eficiência da operação.

E com um controle eficiente da base de dados e monitoramento, você consegue otimizar não apenas os gastos, mas também a performance da frota.

Maior segurança para a operação

Um dos pontos diretamente relacionados ao consumo de combustível é a performance do motorista. Portanto, através de sistemas de monitoramento e telemetria você consegue monitorar as velocidades dos veículos e entender a relação velocidade e gasto de combustível.

Outro ponto importante é que com um controle eficiente dos gastos da frota é possível analisar a segurança do seu colaborador. Isso porque grande parte dos acidentes são causados pelo excesso de velocidade, que além de perigoso, também influencia no aumento do gasto de combustível.

Aumento da vida útil dos veículos

Outro ponto positivo de manter o controle dos gastos com combustível, a fim de economizar, é ter que estar em dia com a manutenção do patrimônio da frota, que são os veículos.

Uma vez que o veículo está rodando sem interferências, o consumo de combustível é otimizado, evitando prejuízos e gastos desnecessários.

Reconhecimento de sustentabilidade no mercado

A economia de combustível da frota também está diretamente ligada às práticas sustentáveis da empresa

A partir do momento que você se atualiza nas práticas, você diminui a emissão de gases na atmosfera e contribui para melhorias do meio ambiente, atitude reconhecida pelo mercado e pelos clientes.

Afinal, uma transportadora que recebe o selo de sustentabilidade acaba conseguindo prioridade nas agendas de descarga das grandes centrais de abastecimento, obtendo contratos mais confiáveis e duradouros, assim como a possibilidade de conseguir valores maiores por frete.

Planilha de Acerto de Motorista. Baixar agora!

O que pode influenciar diretamente o aumento do consumo de combustível

Vários pontos podem influenciar o aumento no consumo de combustível. Por isso, esses devem ser levados em consideração na hora de adotar medidas para reduzir os custos.

Manutenção dos veículos

Para que os veículos consigam manter a performance sem aumentar o gasto de combustível, é preciso estar com a manutenção em dia.

Se tiver alguma falha ou até mesmo erro na calibragem do pneu, pode aumentar o consumo e gastos com abastecimento.

Por isso, é necessário garantir uma gestão de manutenção da frota eficiente, realizando o agendamento regular da manutenção, assim como o monitoramento dessas ações para garantir o bom funcionamento da frota.

Performance dos motoristas

O excesso de velocidade e a conduta não econômica de motoristas é uma das principais causas do aumento no gasto de combustível. O modo de dirigir o caminhão é o fator que mais impacta no consumo, podendo chegar a uma diferença de 20%.

Para isso, invista no treinamento de motoristas e monitore o desempenho dos profissionais a partir de tecnologias como telemetria, monitoramento em tempo real, MDVR (Monitor Driver Video Recorder), dentre outros recursos.

Qualidade das estradas

Outro elemento que pode contribuir para o aumento do gasto de combustível na viagem é a qualidade das estradas. Se a rodovia não está com uma infraestrutura adequada, é possível que a produtividade do caminhão seja impactada.

Assim como, também é um risco para o motorista com relação a acidentes e outros incidentes que podem acontecer com a carga.

Quais medidas adotar para reduzir os custos de combustível

Um bom planejamento é ideal para conseguir entender o quanto se gasta, quais são as metas a alcançar e quais ações devem ser implementadas para bater os objetivos. De toda forma, essas 3 boas práticas devem estar incluídas no seu plano de ação:

Monitoramento da frota para economia de combustível

Existem sistemas de monitoramento onde se analisa como o motorista e o veículo estão performando. Assim, com base em dados, você é capaz de traçar ações mais assertivas para reduzir os custos de combustível da frota.

Manutenção preventiva em dia

A manutenção preventiva é o tipo de manutenção que visa prevenir falhas e problemas antes que eles ocorram.

Ela engloba uma série de verificações e serviços regulares que buscam garantir o bom funcionamento dos veículos.

Isso inclui a troca de óleo regular, a verificação e substituição de filtros de ar e combustível, a calibração dos pneus e a inspeção de sistemas elétricos e mecânicos. A manutenção preventiva ajuda a evitar danos maiores nos veículos, mantendo-os em condições ideais de desempenho e economia de combustível.

Economia de combustível a partir do treinamento de motoristas

É indicado que você invista em motoristas especializados, como é o caso de oferecer treinamentos de conduta segura e econômica.

Isto porque existem algumas dicas de direção que ajudam na redução dos gastos com o combustível do veículo. Além do mais, você incentiva também a preservação da vida e da segurança no trânsito.

Papel da tecnologia na economia de combustível da frota

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na gestão eficiente da frota de veículos, especialmente quando se trata de economia de combustível.

Com o avanço das soluções tecnológicas, agora é possível monitorar, analisar e otimizar o consumo de combustível da frota de maneiras que antes não eram possíveis.

Confira abaixo algumas das tecnologias mais utilizadas para auxiliar na economia de combustível da frota:

Telemetria veicular

A telemetria veicular é uma solução que coleta informações e dados de veículos. Através de equipamentos e softwares, o gestor de frota consegue analisar a performance do veículo e do motorista, com insights estratégicos para melhorar a eficiência.

Sistemas de gerenciamento de combustível

Os sistemas de gerenciamento de combustível são soluções tecnológicas que ajudam a controlar e otimizar o consumo de combustível da frota.

Esses sistemas geralmente consistem em sensores, medidores e software de monitoramento que fornecem informações detalhadas sobre o consumo de combustível em diferentes momentos e situações.

Com base nos dados coletados pelos sistemas de gerenciamento de combustível, os gestores de frota podem identificar oportunidades de economia, como:

  • Ajuste na pressão dos pneus;
  • Otimização da rota;
  • Evitar o uso desnecessário de ar-condicionado ou reduzir a velocidade.

Sistemas de monitoramento de motoristas

Com a ajuda de sistemas de monitoramento de motoristas, os gestores de frota podem identificar padrões ineficientes que podem levar ao aumento no consumo de combustível.

Com base nesses dados, é possível fornecer feedback aos motoristas e orientá-los sobre como melhorar sua condução para maximizar a economia de combustível.

Para adotar essas medidas e conseguir reduzir o consumo de combustível ao mesmo tempo que melhora a eficiência, conte com a Buonny.

Somos especialistas em gerenciamento de riscos no transporte com soluções de alta tecnologia para melhorar o desempenho da sua operação, reduzindo custos e garantindo a eficiência. Clique aqui e converse com nosso time.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato