Logística sustentável: estratégias para implementar na transportadora

GESTÃO LOGÍSTICA 14/07/2023

Desde que o conceito de ESG ganhou força, as empresas têm buscado adotar hábitos para praticar a logística sustentável. Assim, o foco está na redução de desperdícios, consumo consciente, diminuição de poluição e outras ações que ajudam a diminuir o impacto ambiental.

Dentro do contexto de negócios, uma das opções é adotar a logística sustentável.

Confira a seguir qual a importância da sustentabilidade para o setor de transporte de cargas e 10 boas práticas que podem ser adotadas para praticar a logística sustentável na sua transportadora. Boa leitura!

O que é a logística sustentável?

A logística sustentável é aquela que busca alternativas mais sustentáveis para ações que a logística tradicional já utiliza.

No caso, o processo logístico é realizado para otimizar recursos da empresa e fazer com que todas as áreas consigam entregar seus melhores resultados.

Com a implantação de uma logística sustentável, na hora de aplicar ações para otimização de processos logísticos, são levados em conta assuntos como redução de emissão de gases poluentes no meio ambiente, redução de desperdícios de insumos, otimização de recursos, assim como a qualidade de vida dos funcionários da empresa.

Como surgiu a logística sustentável no Brasil?

Em 2012 foi implementado o Decreto nº 7.746, que promove o desenvolvimento sustentável nas contratações realizadas pela administração pública brasileira.

A partir daí foram incentivadas ações de sustentabilidade nas empresas de logística, principalmente no setor de transporte.

Além deste decreto, outro ponto também que é preciso saber é que as empresas que aderem à logística sustentável precisam estar com as políticas adequadas ao Acordo de Paris.

Esse é um tratado internacional que prevê a redução na emissão de gases poluentes, se tornando um marco importante nas discussões sobre sustentabilidade. A partir dele, empresas são estimuladas a cuidarem das emissões que emanam no meio ambiente para se adequarem à opinião pública.

Qual a importância da logística sustentável?

Estar em dia com as boas práticas ambientais para o mercado, é importante não apenas para a redução de gastos e recursos na empresa, mas também para a reputação da transportadora com seus clientes.

Como é o caso de empresas que adotam ações sustentáveis e ganham o selo ESG (Environmental, Social and Governance). Esse indica um conjunto de padrões e boas práticas que mostram se a empresa é consciente, sustentável e bem gerenciada.

Esses são critérios que investidores buscam para confirmar a sustentabilidade empresarial de determinada empresa. O principal objetivo é ampliar a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras.

Principais diferenças da logística sustentável para a tradicional

A logística é responsável pelo processo desde a produção, passando pela armazenagem, distribuição e transporte de mercadorias.

Já a logística sustentável é baseada em estratégias que buscam reduzir os impactos desse processo no meio ambiente. Portanto, além de contribuir para a adoção de práticas mais sustentáveis, também incentiva a conscientização dentro da empresa.

Contribuindo com práticas da logística verde, a sua empresa desenvolve uma responsabilidade social. Essa é levada em consideração na hora que o cliente escolher pelo seu serviço, gerando satisfação.

Planilha de Controle de Entrega. Baixar agora!

Exemplos de ações que incentivam a sustentabilidade na transportadora

Para ficar mais claro como a logística sustentável pode ser colocada em prática, confira alguns exemplos abaixo.

Logística reversa

A logística reversa tem o objetivo de garantir que as mercadorias sejam descartadas de forma correta. Isto quer dizer que a sua empresa se preocupa não apenas com a venda dos seus produtos, mas também em todo o ciclo dele, desde a produção até a fase de descarte.

Esse descarte pode ser lixo, resto de matéria-prima, produtos fora da validade ou defeituosos, embalagens que podem ser recicladas, dentre outros.

Dessa forma, a logística reversa se responsabiliza pela forma com que o produto é descartado, inclusive aqueles que podem chegar a contaminar o meio ambiente. Como é o caso de pilhas, baterias, óleos e lâmpadas, por exemplo.

Escolha de fornecedores

Outro ponto importante para a logística sustentável é a escolha dos fornecedores. Isso porque é quase essencial que seus parceiros também estejam engajados na causa, estimulando uma conduta sustentável em todo o mercado.

É o caso de preferir fornecedores que utilizam embalagens recicláveis ou ecológicas. Também escolher por parceiros que estão próximos à transportadora faz com que você consiga diminuir a emissão de gases poluentes no deslocamento para realização de entregas de matéria-prima, por exemplo.

Rotas otimizadas

Determinar as rotas da sua transportadora a partir de sistemas que calculam e auxiliam na economia de combustível, é uma prática aliada à sustentabilidade. Isso porque você conseguirá diminuir a quantidade de gases poluentes no meio ambiente.

Para auxiliar nesse processo, também é possível optar por veículos elétricos e combustíveis renováveis.

Você também pode optar por rotas inteligentes, organizando as entregas para que as que estão com destino próximo possam ser entregues em uma só rota. Isso evita que você dependa de muitos caminhões rodando.

Visibilidade logística

Ter uma visibilidade logística eficiente de toda a operação ajuda a identificar gargalos para que as práticas de sustentabilidade sejam colocadas em ação de forma mais eficiente.

Para isso, você pode contar com sistemas de gerenciamento de transportes, que oferecem a integração com outros sistemas e o monitoramento e acompanhamento da viagem em tempo real. A partir dessa ferramenta, você consegue também analisar a performance do seu motorista, incentivando as boas práticas para economia de combustível.

Treinamento de motoristas

Manter a equipe capacitada para seguir as boas práticas de sustentabilidade é essencial. Portanto, ofereça treinamentos aos colaboradores e incentive a aplicação do conhecimento durante as operações.

Você pode analisar a performance dos motoristas a partir da telemetria, identificando os erros e reforçando a importância das práticas sustentáveis.

Manutenção em dia

Ter um sistema de acompanhamento da manutenção é importante. Afinal, se o caminhão não estiver com a revisão em dia, é possível soltar mais poluição no meio ambiente e até mesmo colocar em risco a vida do motorista e dos agentes de trânsito.

Portanto, manter a manutenção em dia também é uma prática essencial da logística sustentável.

Parques logísticos

Os parques logísticos servem para armazenamento da mercadoria. Esses são ótimos aliados para a otimização de processos e a economia de recursos.

Portanto, ao optar por desenvolver um parque logístico, você pode implementar medidas que auxiliem na sustentabilidade como aproveitamento de água da chuva, energia solar, construção com matérias-primas renováveis.

Quais as vantagens de adotar uma logística sustentável na empresa

Além de fazer bem ao meio ambiente, a logística sustentável também oferece outras vantagens para quem implementa ações com esse objetivo na empresa. Confira a seguir!

Redução de custos

Uma das diretrizes da sustentabilidade é a redução no desperdício de recursos. Com a implementação de ações de logística sustentável, você consegue otimizar os recursos, ajudando também a reduzir custos com produtos e materiais.

Além disso, a otimização de rotas está ligada ao aumento da eficiência operacional e diminuição de gastos com combustível. Isso está alinhado à ideia de reduzir a utilização dos recursos naturais e a emissão de poluentes.

Melhora na qualidade do serviço

Dentro da logística sustentável, existem algumas ações que otimizam também as operações dentro da empresa, como é o caso da logística reversa. Por meio dela, otimiza-se a rotina de transporte, aproveitando os veículos que voltariam vazios para fazer transporte de mercadorias.

Essa estratégia pode ser adotada para melhorar o serviço de trocas e devoluções e retorno de embalagens. Também é possível incentivar parcerias com outras empresas, planejando o transporte no curso de ida e de volta.

Com isso, outra vantagem que a logística sustentável traz para a empresa é a melhoria na qualidade do serviço de entregas, uma vez que busca otimizar todo o processo, sem perder a eficiência da operação.

Fidelização do cliente

Além do apelo do público para que as empresas ajudem mais na preservação do meio ambiente, as leis também têm ficado mais rigorosas em relação às exigências feitas.

Independentemente de qual é o objetivo do negócio, a logística sustentável é uma forma de conseguir promover as melhorias, além de alcançar resultados mais satisfatórios.

Competitividade no mercado

A exigência dos clientes com relação ao posicionamento de mercado da empresa frente à logística sustentável se mostra uma das principais tendências para 2023.

Tanto é que o protagonista nas empresas e lideranças em 2023 se torna o ESG. Isso tudo só reforça o poder que a sustentabilidade apresenta para melhorar a imagem das empresas e a sua competitividade no mercado.

Como reduzir custos no transporte de cargas
Baixe agora nosso ebook Como reduzir custos no transporte de cargas

10 boas práticas para implementar a logística sustentável na sua transportadora

Confira agora algumas boas práticas que você pode implementar na sua transportadora para estar em dia com a logística sustentável:

  • Construa centros de consolidação de carga nas áreas urbanas ou/e próximo à fábrica;
  • Mantenha em dia a manutenção dos veículos da frota;
  • Adote tecnologias limpas;
  • Controle a performance dos motoristas para diminuir a queima de combustível;
  • Aproveite o espaço do veículo.
  • Escolha veículos com maior eficiência energética;
  • Realize treinamento de colaboradores com foco em eco-driving;
  • Utilize equipamento de controle das emissões nos veículos;
  • Faça um planejamento de otimização de rotas;
  • Utilize de sistemas de monitoramento e rastreamento da frota;
  • Aumente a visibilidade logística da sua operação.

Viu só, é possível manter a sua transportadora alinhada com a logística sustentável, além de muito vantajoso para o crescimento do seu negócio.

Você pode ter um acompanhamento logístico da sua frota com a ajuda das nossas soluções.

Nós da Buonny somos líderes em gerenciamento de riscos no transporte.

A partir dos nossos sistemas de alta tecnologia, você consegue otimizar a sua operação, reduzindo custos, dando mais segurança para a operação e contribuindo com a redução de emissão de CO2 no meio ambiente. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Compartilhar esse artigo:
LinkedInFacebookTwitter

Entre em contato