LinkedInFacebookXWhatsApp

Controle de entrada e saída de veículos: como dar eficiência

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão realiza o controle de entrada e saída de veículos

Realizar o controle de entrada e saída de veículos de maneira eficiente é fundamental para garantir o sucesso das operações da frota e a segurança do condutor e da carga.

No entanto, é uma tarefa que requer bastante atenção e cuidado para que nenhum dado seja perdido.

Por isso, neste conteúdo vamos esclarecer a importância de fazer o controle de entrada e saída de veículos e quais ferramentas podem auxiliar na otimização e melhoria desse controle. Acompanhe!

Saiba o que é o controle de entrada e saída de veículos

O controle de entrada e saída de veículos realiza o monitoramento do uso cotidiano da frota de uma transportadora. Ele é indispensável para garantir o perfeito estado de funcionamento dos automóveis, evitando perda de tempo e oportunidades, além de prejuízos financeiros.

Sendo assim, essa área é responsável por grandes benefícios, são eles:

  • prevenção de danos;
  • manutenção preventiva e corretiva;
  • identificação de condutores infratores;
  • controle de quilometragem;
  • identificação de gargalos;
  • controle do uso dos automóveis;
  • redução de custos.

Dessa maneira, a empresa poderá contar com uma frota segura e minimizar transtornos ocasionados pela perda de dados, divergência de informações ou desorganização do setor.

Cálculo de consumo de combustível

O que não pode faltar no controle de entrada e saída de veículos?

Para que seja eficiente, o trabalho de controle de entrada e saída de veículos deve ser realizado com seriedade e disciplina, sendo necessário que seja feito diariamente.

O responsável precisa coletar as informações básicas do automóvel, são elas:

  • quilometragem;
  • número da placa;
  • cor do caminhão;
  • modelo e outros dados que auxiliem a diferenciar o veículo.

As informações sobre o motorista responsável também devem estar completas para que seja possível avaliar seu desempenho e atribuir suas responsabilidades em relação ao uso do veículo.

Além disso, é necessário realizar um checklist para controlar o estado do automóvel.

Sendo assim, esteja ciente do custo com combustível e manutenção, faça a previsão dos gastos, mantenha a manutenção preventiva em dia, monitore e coordene as rotas, crie metas e conte com a ajuda de sistemas de gestão.

Dessa maneira, o controle será realizado de maneira eficiente, cumprindo sua função integralmente.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias

Como otimizar o controle desse movimento de entrada e saída do armazém?

A tecnologia é uma grande aliada para otimizar o controle de entrada e saída de veículos. Dessa forma, o uso de ferramentas aprimora a organização da frota, o gerenciamento de riscos e a gestão de transporte.

Confira a seguir alguns destes sistemas e ferramentas que são muito positivos para dar eficiência a esta área.

LCR

O Least Cost Routing (LCR) ou roteamento de menor custo é muito interessante para otimizar este processo, pois trata-se de uma ferramenta que promove a escolha de uma rota estratégica, a fim de minimizar os custos e encontrar a menor distância até o destino final dos veículos.

Dessa maneira, fica mais simples definir o melhor caminho que o condutor deve tomar, evitando transtornos na estrada.

RFID

A Radio Frequency Identification (RFID), ou identificação por radiofrequência, auxilia na identificação de etiquetas eletrônicas. Seu uso dispensa o trabalho manual e organiza o grande número de troca de dados e atualizações necessárias de forma automática.

Com ele, além de otimizar o tempo, você consegue realizar pagamentos via smartphone e o rastreamento de cargas e fretes em tempo real.

Rastreamento e monitoramento veicular

Os dispositivos de rastreamento e monitoramento veicular são indicados para gerenciar, controlar e otimizar a gestão de frota.

Afinal, ele permite o monitoramento dos automóveis em uma única plataforma, viabilizando decisões assertivas e captando dados importantes para avaliar se a rota está sendo seguida corretamente, respeitando o tempo de descanso e o limite de velocidade, por exemplo.

Planilha de Ponto de Equilíbrio Financeiro. Baixar agora!

Telemetria

A telemetria é responsável por mensurar e transmitir dados importantes sobre os veículos.

Seu objetivo é acompanhar o desempenho dos automóveis, saber a temperatura do sistema mecânico, controlar o consumo de combustível e monitorar o comportamento dos condutores.

Isso pode ser feito por meio analógico ou digital. No primeiro caso, o controle é feito por meio de sensores locais, já na coleta digital a leitura é realizada através do computador de bordo do automóvel.

Iscas de carga

A isca de carga é uma tecnologia que permite a localização de cargas em caso de furtos ou roubos. Ela é colocada na mercadoria e no veículo de maneira discreta e pode apresentar tamanhos e formatos distintos, de acordo com o tipo de carga a ser protegida. Com a isca, a segurança é aumentada, garantindo a alta taxa de recuperação.

MDRV

A Mobile Digital Video Recorder (MDRV) é uma central de gerenciamento responsável pela inteligência da transportadora. Ela é capaz de gravar imagens em alta resolução, armazenar os arquivos e permite funções remotas.

Sendo assim, em caso de acidentes, ele pode ser aproveitado para resgatar os dados e compreender o que aconteceu, garantindo respaldo para os envolvidos na fatalidade.

Entendeu como otimizar o controle de entrada e saída de veículos é uma tarefa que requer bastante disciplina e atenção? Esse trabalho precisa ser feito diariamente, o que garante maior organização, segurança e controle da frota.

Adote essas e outras medidas de segurança para garantir a eficiência da sua frota e zerar o número de incidentes.

Clique aqui e converse com nossos especialistas. Nós da Buonny somos líderes no mercado de gerenciamento de riscos e temos soluções com a mais alta tecnologia para otimizar e dar mais eficiência e segurança para as transportadoras.