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Realizar uma gestão de frete eficiente é essencial para o sucesso de uma transportadora, uma vez que a deficiência nos processos pode gerar prejuízos para toda a operação e para o cliente.
No entanto, a gestão de frete não é uma tarefa fácil, pois envolve a logística de toda a cadeia de distribuição do produto. É por essa razão que a tecnologia é uma importante aliada, otimizando os processos internos e externos.
Confira no conteúdo abaixo como funciona a cobrança de frete no Brasil e como é possível automatizar processos para melhorar a eficiência para uma boa gestão de frete. Acompanhe!
Segundo relatório publicado pela Fretebras, no primeiro trimestre de 2022 foi identificado um aumento de 38% do número de cargas transportadas nas rodovias brasileiras comparado ao mesmo período do ano anterior.
Um dos desafios é garantir a segurança no transporte de carga, pois devido às condições das rodovias brasileiras, além de perigo de acidente, a operação também fica sujeita a roubos e furtos.
Por isso, a legislação brasileira elaborou normas regulamentadoras com o intuito de proteger o transportador, sendo uma delas a Lei 11442/2007. Essa norma prevê que a cobrança do frete deve ser feita de acordo com algumas variáveis.
A primeira delas é o tipo de custo de frete, que pode ser por peso ou por valor.
Em seguida, são consideradas possíveis taxas cobradas pelas transportadoras para ressarcir em caso de imprevistos na entrega.
A taxa do ICMS também pode ser incluída no valor do frete, além do tempo gasto para que a mercadoria seja entregue. Portanto, a tabela de frete deve ser consultada para verificar se há alguma taxa adicional.
Confira mais alguns fatores que podem influenciar no valor do frete:
No Brasil, o valor do frete é calculado multiplicando o valor do frete por 100 e dividindo o produto pelo total da nota. Assim, uma mercadoria que custa R$ 450,00 e o frete custa R$ 35,00, podemos chegar a um valor de frete de 7,78%, aproximadamente.
A gestão de frete é muito importante para organizar a operação de uma transportadora e aumentar sua vantagem competitiva no mercado.
Afinal, a partir dela é possível alcançar a redução de custos na operação, identificar riscos, ineficiências, perdas e falhas, além de aumentar e aprimorar a resolução de problemas.
A tomada de decisões mais assertivas também é consequência de uma gestão de frete estratégica.
E uma vez que você consegue reduzir os custos da operação, é possível entregar ao cliente um valor mais competitivo.
Com tantos avanços tecnológicos, é indicado que o processo de gestão de frete seja otimizado e automatizado.
Por conta do isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, as vendas online aumentaram, crescendo a movimentação de cargas no transporte rodoviário.
Dessa forma, manter um sistema obsoleto de gestão de frete pode representar prejuízos para a transportadora e atrapalhar o controle correto dos processos. Nesse cenário, é muito melhor optar pela otimização com o uso da tecnologia. Veja como ela pode ajudar:
Além do controle de frete e todos os benefícios citados, utilizar um sistema de gestão de fretes ou um TMS (Transportation Management System – Sistema de Gerenciamento de Transporte) representa ainda outras vantagens que mostram a importância de usar a tecnologia a seu favor na transportadora.
A seguir, vamos mostrar cada uma dessas vantagens. Confira!
Em primeiro lugar, a automatização dos processos é uma vantagem não apenas para a área de frete, mas para todas as etapas da gestão logística da transportadora.
Além de otimizar o tempo, é possível garantir a segurança dos dados, viabilizando o monitoramento em tempo real das informações que estão sendo inseridas.
Quando este processo é feito manualmente, as chances de algum dado ser perdido, danificado ou adulterado são muito maiores. Além disso, o detalhamento é bem menor e isso dificulta a tomada de decisões assertivas e a análise correta das situações.
Por isso, a automatização de processos é fundamental para o sucesso da transportadora.
O uso de um sistema de gestão de frete aumenta consideravelmente a agilidade e a segurança dos processos.
Ele viabiliza o registro rápido das informações, evitando perdas de dados fundamentais para garantir a melhoria dos processos.
A tecnologia também auxilia no monitoramento e controle de toda a operação, prevenindo erros e garantindo a transparência dos processos.
Dessa maneira, a transportadora consegue tomar decisões imediatas caso algum incidente ocorra durante a operação, garantindo a segurança da carga, a integridade do motorista e o prazo de entrega.
Com agilidade, segurança e clareza das informações, o aumento da produtividade é apenas a consequência de um trabalho bem feito.
A sistematização da gestão de frete permite que os gestores entendam quais são os valores que a empresa está operando e onde é possível otimizar, para garantir preços mais competitivos.
Otimização do tempo, qualidade de entregas e produtividade, também são outros fatores que resultam de uma boa gestão de frete.
Viu como a gestão de frete eficiente é fundamental para que a transportadora tenha sucesso, credibilidade, segurança e agilidade nas entregas? Ao contar com a tecnologia, é possível ter um maior controle dos processos, o que otimiza toda a operação logística do negócio.
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