LinkedInFacebookXWhatsApp

5 dicas para escolher o veículo pesado para a sua transportadora

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhão classificado como veículo pesado

Um dos principais desafios das empresas de transporte para aumentar a produtividade é aumentar o tamanho da frota. Mas, para escolher bem o veículo pesado, é preciso entender quais as reais necessidades da transportadora.

Isso porque a compra de um caminhão requer um investimento alto, além disso outros fatores também entram em jogo como tipo de mercadoria a ser transportada, quais estradas o caminhão vai rodar, dentre outros fatores.

Para te ajudar na hora de escolher o veículo ideal para o seu negócio, separamos essas 5 dicas práticas para você levar em conta e acertar na escolha. Confira no conteúdo a seguir!

Quais os erros causados por uma má escolha na compra de um veículo pesado para a frota?

Uma escolha sem pesquisa pode acabar gerando prejuízos para a sua frota. Isso porque o tipo de veículo escolhido influencia diretamente os resultados da sua operação.

Além disso, o processo logístico pode ser comprometido, aumentando os gastos e colocando em risco a sua empresa diante do mercado competitivo. Afinal, um serviço com falhas pode fazer com que sua empresa tenha feedbacks negativos dos clientes, aumentando a insatisfação e comprometendo os negócios.

Por isso, a importância de se avaliar bem o tipo de veículo, seu consumo, tecnologias incorporadas, dentre outros pontos que veremos a seguir. Confira!

5 pontos para se avaliar na hora de comprar um veículo pesado para a frota

Agora que você já sabe a importância de estudar antes de comprar um novo veículo pesado para a frota, confira a seguir essas dicas de pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher pelo caminhão de carga certo.

Estude os tipos de veículos

A escolha de um veículo que não comporta o peso ideal para o tipo de mercadoria que você trabalha pode acarretar em gastos de manutenção, multas e até mesmo colocar em risco a vida do motorista da frota. Por isso, é importante fazer um estudo prévio sobre os principais tipos e modelos de caminhão de carga.

Os veículos de carga mais utilizados são:

Caminhão VUC

Esse veículo consegue trafegar nos locais onde veículos pesados são proibidos, como na Zona de Máxima de Restrição de Circulação de São Paulo, por exemplo. Seu diferencial é importante para entregas locais, além de ser compatível com diferentes tipos de mercadorias e possuir um custo baixo.

O caminhão VUC comporta até 3 toneladas e possui dois eixos simples, largura máxima de 2,20 metros e comprimento máximo de 6,3 metros. Além disso, precisam ter emissão de poluentes limitada e data de fabricação posterior a 2005.

Caminhão Toco

Esse caminhão é de categoria simples e comporta entre 12 e 16 toneladas a depender do tipo de eixo traseiro, que pode ser duplo ou simples. Ele mede até 14 metros e é um veículo básico utilizado para o transporte de cargas secas, caixotes, engradados, tambores, entre outros.

Caminhão Truck

Conhecido como caminhão pesado, comporta até 23 toneladas. São caminhões mais robustos e é o tipo mais encontrado nas rodovias brasileiras. Ele tem o diferencial de durar mais entre fretes regionais, além de ser compatível com carrocerias maiores.

Caminhão Bitruck

É um caminhão que comporta até 29 toneladas com dois eixos dianteiros simples e dois eixos traseiros mistos. São mais eficientes no transporte de cargas pesadas, pois conseguem distribuir bem o peso sobre as rodas e na estrada.

Procure saber os custos de manutenção e consumo de combustível

Na hora de fechar negócio, é preciso entender os prós e contras de estar adquirindo aquele veículo. Isso porque a depender da marca que você escolher, o valor das peças e da manutenção pode sair muito caro e diante dos desafios de más condições das vias brasileiras, esse ponto pode acabar pesando no orçamento da frota.

Portanto, leve em consideração o tempo que o tipo de veículo precisa para a revisão, quanto de combustível ele consome e qual o desgaste e vida útil do veículo e dos pneus.

Esteja ciente das restrições legais

Os Estados brasileiros possuem regras específicas quanto à circulação de veículos pesados nas vias, por isso, a depender do seu tipo de operação, é preciso estar por dentro do que diz essas normas.

Além disso, essas regras envolvem também os tipos de empresas que vão comprar o veículo. Como, por exemplo, empresas de médio e pequeno porte que só podem fazer a compra de veículos com capacidade pré-definida.

Escolha por lojas especializadas

Ao escolher por lojas especializadas, você garante a qualidade do veículo por se tratar de lojas com credibilidade. Assim, caso aconteça algum problema e o caminhão ainda esteja na garantia, você poderá retornar para reparar. Ainda por cima, você pode contar com maior facilidade e agilidade na hora de recuperar o documento do veículo.

Tenha a tecnologia como aliada

O mercado de transporte está cada vez mais atualizado e recorrendo à tecnologia para entregar novas soluções.

Assim como na gestão de frotas, os caminhões já contam com recursos tecnológicos que podem ajudar a sua equipe a obter dados importantes sobre a performance do motorista e o desempenho do veículo.

Esses dados servem tanto para entender quando o veículo precisa da manutenção, podendo prever essa necessidade e garantir seu reparo, assim como, antever possíveis falhas durante o trajeto que podem acabar atrasando as entregas e colocando em risco a satisfação do cliente e a eficiência da operação.

Outra vantagem dos caminhões tecnológicos é a possibilidade de utilizar o monitoramento em tempo real, evitando assim o extravio de carga em caso de roubos ou furtos.

Planilha de Cálculo de Frete de Retorno. Baixar agora!

Ajuda com veículo pesado na Buonny

Além do mais, com a ajuda de uma gerenciadora de riscos, você consegue montar todo um planejamento de prevenção de acidentes com rastreamento da carga, monitoramento da viagem e do desempenho do motorista. Assim, alertas podem ser enviados para garantir a segurança da operação.

Confira as soluções da Buonny.

Somos líderes no mercado de gerenciamento de riscos e, aliados à alta tecnologia, garantimos aos nossos clientes soluções para diminuir o número de acidentes e roubos com a frota.

Além disso, com nossos produtos, você consegue aumentar a segurança, eficiência e agilidade da operação, garantindo melhores resultados. Clique aqui e converse com nossos especialistas.