LinkedInFacebookXWhatsApp

Sistema de controle de frota: quais suas principais funções

LinkedInFacebookXWhatsApp
Caminhões com o sistema de controle de frota

Um sistema de controle de frota tem como objetivo promover a segurança das operações logísticas e antecipar problemas que podem ser evitados.

E para isso, você pode contar com soluções tecnológicas, como a análise de dados da operação, para trazer mais eficiência nos processos logísticos.

Neste conteúdo, vamos explicar as principais funções de um sistema de controle de frota para a transportadora e quais são os sistemas mais utilizados pelas transportadoras. Acompanhe!

Principais funções do sistema de controle de frota para o transporte de cargas

O sistema de controle de frota possui inúmeras atribuições que são fundamentais para o êxito das operações logísticas.

Sua utilização visa prevenir falhas, promover o controle de manutenção dos veículos da empresa, diminuir o período ocioso, otimizar e garantir a redução de custos. Além disso, ao contar com um sistema de controle de frota é possível:

  • monitorar a entrada e saída de veículos;
  • melhorar a gestão da frota;
  • criar um histórico de todas as informações sobre os veículos, facilitando a tomada de decisões;
  • acompanhar os motoristas e sua conduta;
  • prevenir acidentes e problemas jurídicos.

Com ela, as operações ocorrem de maneira mais organizada e segura tanto para o motorista quanto para a carga transportada.

Torre de Controle Logístico 4.0 na prática

Saiba quais os sistemas de controle de frota mais utilizados

Os sistemas de controle de frota de veículos são vários e devem ser escolhidos de acordo com a demanda da transportadora.

A seguir, vamos falar sobre os sistemas mais utilizados e suas características. Confira!

Papel

O controle de frota por meio de papel se torna mais obsoleto a cada dia, porém ainda é bastante utilizado. Seu processo é todo manual e deve ser arquivado em um local seguro e protegido contra a umidade e outros fatores que podem gerar dano ao papel.

Seu ponto positivo é o baixo custo. No entanto, demanda muita organização para que não se perca ou seja adulterado. Além disso, por ser um trabalho manual, é mais demorado e, por isso, deve ser mais objetivo para não perder a eficiência.

Planilha

A planilha é uma solução mais interessante, uma vez que o seu preenchimento é feito por meio de um computador, aumentando a confiabilidade dos dados e a praticidade do processo.

É uma opção interessante para quem deseja gastar menos e ter um nível maior de organização e armazenamento das informações.

ERPs

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema de gestão que tem o objetivo de automatizar os processos, armazenar informações e acompanhar resultados.

Ele unifica os dados e simplifica o fluxo de atuação. É uma opção prática e segura para quem deseja reduzir os processos manuais da empresa.

Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias
Baixe agora nosso ebook Como usar a tecnologia para aumentar a segurança no transporte de cargas e evitar acidentes nas rodovias.

Como otimizar o controle de frota para aumentar a produtividade da operação?

Atualmente, existem soluções mais interessantes para otimizar o controle de frota e aumentar a produtividade e confiabilidade das operações.

A seguir, vamos explicar como realizar este monitoramento com eficiência. Confira!

Conte com a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma grande aliada para a otimização do controle de frota. Em primeiro lugar, ela substitui os processos manuais que demandam muito tempo e volume de documentos.

Além disso, dependendo do sistema utilizado, o preenchimento dos dados pode ser realizado online, evitando esquecimentos ou inconsistência nas informações.

Outro ponto positivo é que a tecnologia oferece recursos para uma análise mais ampla e detalhada sobre o estado da frota como um todo, viabilizando a melhoria na criação de relatórios e tomada de decisões.

Use recursos de gerenciamento de riscos

Os recursos de gerenciamento de riscos também são de suma importância para o sucesso das operações. Afinal, ele é capaz de antecipar problemas e permitir ações para impedir que eles aconteçam.

No dia a dia logístico, ter este recurso é fundamental, pois qualquer erro ou desatenção podem resultar em danos para o condutor, mercadoria e imagem da transportadora.

Treine os motoristas

Os motoristas devem ser treinados para preencher de forma correta os dados solicitados e atuar com comprometimento e responsabilidade, evitando atos inseguros ou sobrecarga de serviço.

Esses profissionais são fundamentais para que o transporte de carga aconteça da melhor forma possível. Portanto, devem estar devidamente preparados.

Planilha de Simulação de Rateio. Baixar agora!

Faça o rastreamento e monitoramento da carga

Por fim, faça o rastreamento e monitoramento da carga. Isso evita que a mercadoria seja perdida, que o condutor deixe de cumprir seu tempo de descanso ou que uma rota menos estratégica seja tomada.

Muitos transtornos podem ser evitados se essa possibilidade de controle for empregada com mais frequência. Sendo assim, invista no monitoramento em tempo real e garanta a otimização das suas operações logísticas.

Viu como o sistema de controle de frota é extremamente importante para o sucesso de toda a operação? Com a ajuda da tecnologia, é possível conferir mais agilidade, eficiência e segurança para a operação de transporte de carga.

Para isso, conte com as nossas soluções. Nós da Buonny somos líderes no mercado de gerenciamento de riscos e oferecemos soluções aliadas à alta tecnologia para melhorar processos logísticos e dar mais eficiência para transportadoras. Clique aqui e converse com nossos especialistas.